Tigre precisa repetir a campanha

Tiago Monte

Criciúma

Restam sete jogos para o final do Brasileirão e o Tricolor Carvoeiro está com 37 pontos na classificação. Sendo assim, faltam oito pontos para atingir o “número mágico” que deve garantir a permanência na primeira divisão: 45 pontos. Se o Tigre repetir a sequência realizada no primeiro turno, o objetivo será atingido.

Nas partidas de ida, o time treinado por Cláudio Tencati empatou com o Inter, bateu o Cruzeiro, perdeu para o Vitória, ficou na igualdade com o Fluminense, foi derrotado por Flamengo e Corinthians e superou o RB Bragantino (ainda que o confronto não tenha sido disputado logo na sequência). Foram oito pontos somados (duas vitórias, dois empates e três derrotas). Caso essa campanha seja igualada, o time chega aos 45 pontos e deve se salvar da queda.

Na sequência, o time enfrenta dois jogos fora de casa, contra Inter e Cruzeiro. A partida contra o Colorado será apenas na terça-feira que vem, dia 5. Tencati preferia que o jogo acontecesse antes para que os atletas mantivessem o foco no objetivo. “Quando a gente saiu do jogo do Atlético Goianiense, eu queria ter jogado logo em seguida com o Botafogo. Lembra que eu reclamei pouquinho? Então, o pessoal falou: ‘treinador também é assim: reclama de tudo. Se tem tempo para trabalhar, reclama. Não tem tempo, reclama’. É que, às vezes, não é o fator tático e físico. É o fator cognitivo, porque o atleta, com muito tempo espaçado, recebe muitas informações extras. Então, você perde o foco. Às vezes, até jogos acumulados, quando não é uma sequência pesada, mas é quarta e domingo, é bom de jogar. Por quê? Porque o foco é maior”, explica

Para Tencati, a mentalidade do grupo de jogadores mudou, após as longas pausas anteriores.“A gente teve interrupção, após a enchente do Rio Grande do Sul e não aproveitamos bem. Tivemos interrupção após o jogo do Cuiabá, que a gente perdeu lá, e não aproveitamos bem, porque tomamos um ‘sacode’ do Palmeiras. Só que, dessa vez, a gente aproveitou porque mudamos o comportamento e conseguimos dar um ‘choque’ nos jogadores. Até muitos, na semana de trabalho, ficaram bravo com a gente, porque a intensidade de trabalho foi grande, mas deu resultado. Diante do Botafogo, fizemos um grande jogo, tivemos grande resultado. De novo,fizemos grande jogo aqui (contra o São Paulo), uma pena o resultado que gente deixou escapar. Então, a gente trouxe comportamento positivo. E é o que a gente vai ter que fazer agora, porque temos dois momentos espaçados, de novo. Este até o jogo do Inter e após o jogo do Cruzeiro. De novo, espaço de duas semanas, então pra manter esse foco é isso que a gente vai ter que exigir. Treinamento, exigência e cobrança para manter todo mundo em linha alta, para gente chegar ao objetivo nosso de manutenção”, pontua Tencati.

Jogo-treino contra o time Sub-23

A reapresentação do elenco carvoeiro, após o empate contra o São Paulo, no sábado, acontece hoje. Na quinta-feira, o elenco principal deve fazer um jogo-treino contra o time Sub-23. Isso para que alguns jogadores ganhem ritmo de jogo, dentre eles o zagueiro venezuelano Wilker Ángel, que ficou fora de atividade por muito tempo, em função de uma grave lesão no joelho. “A gente entendeu que ele (Wilker) fez uma semana boa de trabalho, mas ainda está sem ‘timing’. A gente precisa mais de campo aberto com ele, inclusive a gente marcou já jogo treino com o nosso Sub-23, na quinta-feira, para fazer coletivo em campo aberto”, explica Tencati.             

O treinamento seria realizado antes, mas o compromisso dos jovens, no Brasileiro de Aspirantes, acabou adiando a atividade para quinta-feira.  “A gente até pretendia fazer antes, mas aí em virtude do sub-20 estar jogando, o Sub-23 joga na segunda (ontem), está tudo apertado. E os times da região, quem está jogando é reta final de competição e outros que não tem. Então, a gente não consegue jogo treino, está difícil. A gente vai fazer com os nossos atletas do Sub-23 para proporcionar o campo aberto, eu disse isso pra ele (Wilker). Então, a partir daí, a gente vai ter uma certeza do que o Wilker vai poder entregar. Ou pra ele retornar, pra brigar pela titularidade, ou pra ser reserva imediato também”, pontua o técnico carvoeiro, ainda após a partida contra o São Paulo.

O post Tigre precisa repetir a campanha apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.