Moradores de Rio Maina bloqueiam rua sem pavimentação

Criciúma
Alexandra Cavaler
[email protected]

Moradores do bairro Nossa Senhora do Carmo, no Distrito de Rio Maina, em Criciúma, bloquearam uma rua, ainda sem denominação, devido à falta de pavimentação e os transtornos, como poeira, que a situação vem causando às famílias residentes no local. Conforme o representante da comunidade, Sergio Naoto, a medida extrema foi a única alternativa encontrada para chamar a atenção das autoridades responsáveis.

“Essa estrada foi aberta no final do primeiro semestre deste ano e desde então, por não ser pavimentada, vem trazendo transtornos aqui para nós, moradores da comunidade. E o que acontece? É muita poeira, barulho, e tem a questão da segurança também, ou insegurança, porque a via, como não está pavimentada, ela não tem iluminação, não tem sinalização. Por isso, como medida drástica e para chamar a atenção das autoridades e que eles se sensibilizem com a nossa situação, resolvemos bloqueá-la.”, explicou Naoto. Ele acrescenta que a referida via liga a rua Virgílio Mondardo com a José Vânio, que dá acesso ao bairro Colonial. “Lembrando que existe rota alternativa e, mesmo estando bloqueada, não vai fazer diferença para o pessoal que circulava por ali, pois eles vão conseguir acessar por outra estrada”.

Prefeitura responde

O secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, Jori Ramos Pereira, revela que a via que foi bloqueada pelos moradores foi aberta para desafogar o trânsito no Rio Maina. “Essa estrada foi aberta para desafogar o trânsito no distrito e obteve autorização para ter uma abertura primária. Além disso, há um acordo de não fazer a pavimentação por se tratar de uma área de ACP (Ação Civil Pública do Carvão). Então, por esse motivo que a gente não fez o asfalto ainda, mas por vontade da administração, essa rua já estaria pavimentada”.

Conversa com o prefeito Salvaro

Na manhã dessa quinta-feira, dia 26, moradores conversaram com o prefeito Clésio Salvaro, que explicou a situação. “Essa rua faz parte da região que enfrenta um processo ambiental devido à mineração, e existe essa ACP do Ministério Público Federal, e isso impede as melhorias na infraestrutura aqui da região. E a nossa resposta ao prefeito, que nos recebeu muito bem, foi que a rua vai seguir bloqueada, até porque tem rota alternativa as quais são as mesmas utilizadas antes da abertura desta estrada. O prefeito ainda disse que vai tratar do assunto em reunião com o Vaguinho, prefeito eleito, em meados de janeiro. Salvaro também nos explicou que está de mãos atadas porque tudo esbarra nessa ação. Também quero deixar claro que a gente não é contra essa estrada, até porque ela trouxe benefícios justamente por desafogar o trânsito na região central, nós só precisamos que ela seja pavimentada para evitar todo esse sofrimento de nós moradores aqui do bairro. Esse bloqueio é o nosso grito de socorro, a nossa lamentação, a nossa reivindicação; e que isso chegue aos ouvidos de quem possa resolver, de quem possa se sensibilizar com a nossa situação e conseguir atender os nossos pedidos”, concluiu Naoto.

O post Moradores de Rio Maina bloqueiam rua sem pavimentação apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.