SESI e SENAI impulsionam a Saúde, a Educação e a Indústria no Sul

A atuação das instituições com o SESI e SENAI tem se consolidado como um alicerce para a educação desde a educação infantil ao ensino superior, garantindo o desenvolvimento das indústrias nas regiões Sul e Litoral Sul do estado. Em 2024, o número de matrículas e a diversidade de modalidades oferecidas reforçaram o compromisso dessas instituições com a educação, a formação de profissionais qualificados e o fortalecimento da indústria local. Ao todo, foram 12.104 matrículas realizadas nas mais variadas modalidades, sendo destas, 8.070 na Regional Sul e outras 4.034 na Regional Litoral Sul.

“Esse número representa para todos os nossos colaboradores um grande avanço na realização do nosso propósito que é de entregar cada vez mais profissionais qualificados para a indústria e novos empreendedores para a região. Isso coroa o trabalho que tem sido reconhecido pela comunidade empresarial e pela sociedade. Temos essa conexão com todas as modalidades com o foco nas ciências, na matemática, artes, tecnologias e nas engenharias. Independente do segmento, é o que as nossas indústrias estão precisando. Sentimos o dever cumprido ao concluir mais um ciclo com esse volume de profissionais e alunos que estão nesse caminho conosco, sejam elescrianças, adolescentes, jovens ou também os adultos”, garante a gerente executiva das Regionais Sul e Litoral do SESI SENAI, Graziela Silva Branco.

Destaques em educação e formação profissional

Ao longo de 2024, as regiões Sul e Litoral Sul registraram avanços significativos em diversas modalidades de ensino, especialmente nas oferecidas gratuitamente à comunidade. Na Aprendizagem Industrial, por exemplo, foram mais de 840 matrículas realizadas, somente na Regional Sul.

“Esta é uma oferta cada vez mais direcionada para as áreas técnicas, ressaltando a opção do Termo Técnico Circunstanciado, onde por meio de uma parceria entre SESI e SENAI apresentamos opções viáveis e com anuência do Ministério do Trabalho para a atuação de jovens aprendizes em ambientes industriais”, explica Graziela.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), pela primeira vez ultrapassou a marca mais de mil matrículas na regional Sul, um crescimento de mais de 21% em relação ao ano anterior. Na região Litoral Sul, foram mais 763 alunos matriculados. Esse formato habilita os alunos a prosseguirem na formação técnica ou superior.

Outro destaque apontado pela gerente executiva é a educação Continuada, projetos em parceria com prefeituras que têm incentivado a introdução de crianças e jovens ao universo da indústria, com ênfase em tecnologia, robótica e automação. “Contamos com muitos projetos em parceria com prefeituras, no contraturno escolar, sempre incentivando o mais cedo possível as nossas crianças e jovens a virem para o universo da indústria. Procuramos fazer com que eles compreendam como as novas tecnologias, a robótica e a automação estão inseridas em todas as profissões, independente do que escolherem ser quando crescer. Esse estímulo de inseri-los nessa jornada desde cedo tem trazido muitos jovens para as áreas das engenharias, que tanto a nossa indústria precisa”, ressaltou Graziela.

Metodologia de ensino diferenciada

O diferencial da metodologia STEAM, que integra ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, também é destaque na educação oferecida pelas instituições. Ela tem sido aplicada desde o ensino infantil, fomentando a criatividade e o pensamento crítico.“Estamos trabalhando muito para que em 2025 possamos levar ainda mais a nossa metodologia de educação básica e profissional para os municípios do Sul do estado, atraindo mais jovens para esse universo da indústria que tanto precisa de profissionais qualificados”, aponta Graziela.

Apoio integral à indústria e à saúde

Além do SENAI que fortalece seu trabalho por meio da educação, SESI também tem desempenhado um papel importante, especialmente em serviços de saúde. Ao todo, foram 1.036 indústrias atendidas em 2024 nas regionais Sul e Litoral Sul, totalizando 52.340 trabalhadores beneficiados. Em 2024, houve um aumento expressivo nos atendimentos, com destaque também para o programa Obra Mais Segura, que auxiliou a indústria da construção civil a implementar práticas mais seguras em seus canteiros. A região Sul foi a segunda no estado em volume de obras acompanhadas, recebendo o selo de Obra Mais Segura.

Outro marco foi a inauguração de uma nova clínica de vacinas, a primeira do estado com estrutura moderna e acolhedora em Criciúma. “Contamos com um espaço moderno, com um atendimento mais acolhedor às famílias. O SESI planeja ampliar em 2025 a oferta de vacinas especiais para todas as faixas etárias, reforçando a prevenção em saúde. Temos indicadores relevantes que apontam o aumento da expectativa de vida, por isso buscamos ter cada vez mais trabalhadores saudáveis e produtivos e por isso a necessidade de trabalhar a prevenção em todas as áreas, seja ela na área de saúde e segurança do trabalho ou saúde mental que cada vez mais tem se demonstrado crescente e o SESI pode ser um grande parceiro da indústria e do trabalhador”, finaliza Graziela.

O post SESI e SENAI impulsionam a Saúde, a Educação e a Indústria no Sul apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.