Retomada de voos comerciais em Forquilhinha está descartada

Forquilhinha
Edson Padoin
[email protected]

O Governo de Santa Catarina descartou a possibilidade de retomada de voos comerciais no Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha, pelo menos em médio e curto prazo. Segundo o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, a prioridade é a aviação geral e a gestão do terminal pelo próprio município, que deverá assumir a administração até abril de 2025.

“Foi feito investimento na pista, agora estamos instalando uma estação meteorológica autônoma, que é um equipamento caro. Nossa ideia é que o município faça uma boa gestão. Claro que a outorga é do Estado, então vamos fiscalizar para ver se a administração está sendo bem feita”, explicou Amaral.

Decisão

Apesar da recuperação estrutural do terminal, que foi reaberto em outubro de 2023 após quase uma década sem operações, a ideia de incluir Forquilhinha no mapa da aviação comercial foi descartada pelo governo. O Aeroporto Diomício Freitas receberá apenas aviões de menor porte.

“Hoje, Forquilhinha não vai receber aviação comercial. A ideia é que o aeroporto opere com aviação geral, como voos executivos. No futuro, nada impede que isso mude, mas hoje, se Forquilhinha fizer comercial, vai competir diretamente com Jaguaruna devido à proximidade”, destacou o Secretário.

O aeroporto de Jaguaruna, localizado a cerca de 30 quilômetros de Forquilhinha, possui uma pista de 2.500 metros de comprimento, apta a receber grandes aeronaves, como jatos da Embraer e modelos Airbus e Boeing. Por outro lado, a pista do Diomício Freitas é mais curta, com 1.568 metros de comprimento e 30 metros de largura, limitando sua capacidade de operação.

Leia a matéria completa na edição deste final de semana do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

O post Retomada de voos comerciais em Forquilhinha está descartada apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.