Emplacamentos de veículos sobem 16,27% na região Sul

Criciúma
Edson Padoin
[email protected]

Os emplacamentos de veículos automotores na região Sul de Santa Catarina alcançaram números expressivos em 2024, atingindo a marca de 29.102 unidades licenciadas. Este resultado não apenas superou as expectativas, como também representa um crescimento de 16,27% em relação ao ano de 2023, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC). O desempenho positivo reflete uma recuperação consistente do setor automotivo, que vem sendo impulsionado por diversos fatores, como a expansão do crédito, o aumento da renda e o fortalecimento do mercado de trabalho.

Esse crescimento se alinha com os números observados no cenário estadual e nacional. No estado de Santa Catarina, o número de veículos licenciados em 2024 foi de 221.869 unidades, uma alta de 20,69% comparado a 2023. No cenário nacional, o Brasil também registrou um aumento significativo de 15,5%, com 4.744.179 unidades emplacadas ao longo do ano. Esses números evidenciam uma recuperação robusta do setor automotivo após os desafios econômicos enfrentados nos últimos anos.

Fatores

O crescimento observado no mercado de veículos automotores pode ser atribuído a uma série de fatores interligados. O presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, destaca que a manutenção da oferta de crédito e a diversificação de produtos foram fundamentais para o desempenho positivo do setor. “O setor foi impulsionado por fatores como a manutenção da oferta de crédito e a constante diversificação de produtos, em todos os segmentos, no mercado nacional. Como resultado desses fatores, os emplacamentos de 2024 ficaram próximos das projeções apresentadas pela Fenabrave, em outubro (+16,8%), sendo superiores às perspectivas que tínhamos no início do ano (+13,5%)”, explica Arcelio Junior.
Além disso, as festas de fim de ano, que aconteceram nas duas últimas semanas de dezembro, afetaram as vendas, já que muitas pessoas e empresas estavam em período de recesso. “Embora os dias 24 e 31 tenham sido considerados úteis, esses dias impactaram as vendas, principalmente as corporativas, que diminuíram durante esse período”, completou o presidente da Fenabrave.

Expectativas para o futuro próximo

Apesar do crescimento expressivo em 2024, o cenário para 2025 apresenta desafios, principalmente em função do aumento das taxas de juros, que devem impactar o financiamento de veículos. A previsão para o próximo ano é de um crescimento mais modesto, em torno de 5%, como aponta o diretor regional da Fenabrave e presidente do Sincodiv-SC, Alfredo Breitkopf.

“O ano de 2024, superou nossas expectativas, tanto em âmbito nacional que atingiu um crescimento superior a 14% quanto em nosso estado com mais de 20%, refletindo diretamente a expansão do crédito, da renda e do emprego em nosso estado. Com a economia em alta, o setor de distribuição de veículos foi diretamente impactado. Mesmo que a previsão para o próximo ano seja de um crescimento menor, cerca de 5%, devido ao aumento dos juros, continuaremos trabalhando para buscar novas oportunidades para nossos associados, garantindo que possamos oferecer sempre o melhor serviço e atendimento”, afirmou Breitkopf.

No entanto, a Fenabrave-SC segue comprometida em oferecer soluções para o setor, buscando sempre novas oportunidades para seus associados. O diretor executivo da Fenabrave- SC, Piter Santana, ressalta a importância das ações de capacitação e inovação que a entidade continuará promovendo em 2025. “Em 2024, promovemos diversos eventos e treinamentos que fortaleceram aos associados, oportunidade de aprimoramento das habilidades dos profissionais do setor. Além disso, implementamos novas ferramentas de gestão que aumentaram a eficiência operacional das concessionárias. Para 2025, estamos preparando uma ampla agenda de entregas que visam não só resolver os desafios atuais, mas também antecipar e criar soluções inovadoras para o futuro”, afirmou Santana.
O diretor ainda ressaltou que o compromisso da Fenabrave-SC é proporcionar um suporte robusto e eficiente.

“Planejamos lançar programas de gestão e governança, plataforma de oportunidades e qualificação de mão de obra, além de apresentar ações de inovação tecnológica, tendências de mercado e parcerias estratégicas que beneficiarão diretamente nossos associados. Continuaremos a trabalhar para garantir que os associados tenham acesso às melhores práticas”.

Leia a matéria completa na edição desta segunda-feira, dia 13, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

O post Emplacamentos de veículos sobem 16,27% na região Sul apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.