Criciúma: oficina gratuita sobre ansiedade é oferecida pela Unimed

O início do ano é marcado pelo Janeiro Branco, uma campanha que visa promover a conscientização sobre a saúde mental e a importância do cuidado com o bem-estar emocional. Embora o mês seja uma oportunidade para refletir sobre emoções, a prevenção e o tratamento de questões como ansiedade e estresse exigem ações diárias. Com isso, a Unimed Criciúma oferece uma Oficina de Ansiedade e Estresse, uma oportunidade gratuita para seus beneficiários buscarem estratégias e apoio em um momento importante.

A Oficina é uma proposta estruturada para ajudar as pessoas a lidarem com os desafios emocionais de forma mais eficaz. Com início previsto para fevereiro, o programa é composto por seis encontros, que ocorrerão nas segundas-feiras, às 18h30. A ação é mediada por uma equipe interdisciplinar formada por psicóloga, nutricionista e médica, oferecendo aos participantes uma experiência rica e diversificada.

Nas primeiras reuniões, conduzidas pela psicóloga, os membros têm a chance de participar de rodas de conversa, onde compartilham suas experiências e constroem vínculos com os demais membros do grupo. Essa troca de vivências é fundamental, pois muitos se sentem mais seguros ao perceber que não estão sozinhos com seus problemas. A psicóloga também realiza atividades de psicoeducação, abordando temas como os efeitos do estresse, da ansiedade e das emoções, além de proporcionar dinâmicas de autoconhecimento, autoestima e assertividade, que favorecem a construção de estratégias de enfrentamento.

Além disso, um encontro é dedicado a nutricionista, que orienta sobre a relação entre alimentação e saúde mental. Estratégias para lidar com a compulsão alimentar, comer de forma saudável e melhorar o equilíbrio emocional são discutidas, e aspectos fundamentais para o bem-estar psicológico. Já a médica traz uma perspectiva mais ampla, abordando a importância de adotar hábitos saudáveis para prevenir problemas como a ansiedade e o estresse, destacando a qualidade de vida como chave para o autocuidado.

“Quando nossos beneficiários começam a participar das Oficinas, observamos um avanço significativo no processo de tratamento. Nos encontros, eles percebem que não estão sozinhos, que têm o apoio de profissionais qualificados e de pessoas que enfrentam situações semelhantes. Esse suporte tem gerado resultados extremamente positivos, cumprindo plenamente o objetivo dessa iniciativa. Esse é o nosso Jeito de Cuidar”, frisa o presidente do Grupo Unimed Criciúma, Leandro Avany Nunes.

A oficina tem capacidade para até 15 participantes por grupo, o que garante um ambiente acolhedor e propício para o aprofundamento do tema e para o desenvolvimento de relações de apoio entre os participantes. Cada encontro tem a duração de 1h30 e, caso necessário, os participantes podem agendar atendimentos individuais com os profissionais.

Uma das grandes vantagens desse programa é a gratuidade para os beneficiários do plano de saúde Unimed Criciúma. Para participar, é necessário realizar a inscrição prévia, que inclui uma triagem para garantir que os interessados se beneficiem da oficina conforme suas necessidades individuais. Para se inscrever, acesse o link: https://forms.gle/MoP5WJwBVpygsAZy7

O post Criciúma: oficina gratuita sobre ansiedade é oferecida pela Unimed apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.