Castração gratuita: falta no dia agendado prejudica andamento do programa

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf) vem enfrentando um problema com o programa de castração de animais domésticos: a falta no dia agendado para o procedimento. Em torno de oito a dez tutores que confirmaram presença, não compareceram no dia agendado e nem avisaram com antecedência.

Nesta semana, dos 40 confirmados, apenas 31 trouxeram o animal para efetuar o procedimento cirúrgico. Conforme a autarquia, este número prejudica o andamento do programa que tem mais 140 pessoas aguardando na fila para receber o benefício. A espera, hoje, dura em torno de três a quatro meses.

Como alternativa para otimizar o fluxo de trabalho, a Fumaf adotou a medida de arquivar o cadastro em casos de falta sem aviso prévio, pois este problema já vem se acontecendo desde o ano passado. “Realizamos o contato duas vezes para confirmar a presença e como realizar o pré-operatório do animal, e mesmo assim, muitas pessoas faltam no dia. Por isso, quem não avisar previamente sobre a ausência terá seu cadastro arquivado e será retirado da fila de espera para que outros possam ser beneficiados pelo serviço”, esclarece a diretora do Fumaf, Silvia Sartor Roseng.

Entre os principais problemas enfrentados pela Fundação, está a falta de resposta via Whatsapp por parte dos tutores. “Quando chega na vez da pessoa, entramos em contato e muitas não respondem e nem atendem nosso chamado com as informações que necessitamos para dar encaminhamento no procedimento, isto também prejudica o andamento da fila de espera”, explica a diretora. 

Como ocorre a realização dos procedimentos

Para facilitar o acesso, a Fumaf leva até a comunidade toda estrutura necessária para realizar o procedimento nos animais. Esta ação está programada para percorrer os principais bairros do município durante todo ano. Além deste procedimento, está no planejamento a campanha de vacinação contra raiva e o trabalho de conscientização nas escolas sobre o bem-estar animal.

Nos últimos dois anos do projeto, mais de 1.300 animais foram esterilizados,  e a projeção é diminuir o número de animais de rua ou em situação vulnerável com o passar dos anos. Para fazer a inscrição, o tutor deve entrar em contato pelo Whatsapp (48) 3434-4497 e apresentar os documentos solicitados para fazer o pedido, não necessitando vir presencialmente na Fundação.

O post Castração gratuita: falta no dia agendado prejudica andamento do programa apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.