Foco do mosquito da dengue é controlado em Siderópolis

A Secretaria de Saúde de Siderópolis informou que o foco do mosquito Aedes aegypti registrado há duas semanas na cidade, foi controlado. Após esse período de coletas e aplicação do protocolo de segurança, que consiste em uma varredura em um raio de 300 metros do local onde foram encontradas as larvas, as agentes de endemias garantem que a situação foi estabilizada.

Ainda assim, elas reforçam que os cuidados precisam ser mantidos e fazem um alerta à população. “Foram feitas duas coletas no mesmo local onde foi identificado o foco, e as análises deram negativas, inclusive em amostras de larvas de mosquito encontradas dentro do raio de 300 metros”, explicou a agente de endemias Nádia de Menech.

Segundo ela, as análises nas armadilhas são feitas semanalmente. No entanto, dentro do raio do foco, uma nova varredura será realizada daqui a 20 dias, com visitas às casas e empresas nas proximidades. Há duas semanas, Siderópolis registrou o primeiro foco do mosquito Aedes aegypti, localizado na região da área industrial. 

Cuidados

A Secretaria de Saúde ainda reforça a importância dos cuidados para evitar a proliferação das larvas, como a verificação de potes de água de animais de estimação, vasos de flores, piscinas e qualquer material que possa acumular água. “Um copo de plástico ou até uma tampinha de garrafa são suficientes para o mosquito se reproduzir. Sempre que encontramos algum recipiente com água, fazemos a análise para verificar se há larvas, além de viramos de cabeça para baixo, para evitar o acúmulo de água”, pontuou Nádia.

O post Foco do mosquito da dengue é controlado em Siderópolis apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.