Estadual: Trabalhadores da Educação pedem reajuste salarial de 23%

Nesta quarta (26/02) o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina – Sinte/SC, esteve em audiência com a Secretaria de Educação e Secretaria de Administração. A direção do sindicato apresentou a pauta de reivindicações que, dentre as demandas, cobra um reajuste de 23% aos trabalhadores da educação, valor referente a reposição da inflação desde o final de 2021.

O governo apresentou uma proposta de reposição somente referente a inflação no período do Governo Jorginho Mello, o que é 9%, percentual muito longe do cobrado pela educação.

De acordo com o coordenador do Sinte/SC, Evandro Accadrolli, a proposta será apresentada para a categoria em assembleia estadual agendada para 26 de março, mas já reforçou que o valor não atende a defasagem salarial acumulada no último período.

“Para além da prioridade do reajuste sobre a perda inflacionária de todo o período, queremos o cumprimento da promessa de Jorginho Mello em aplicar 100% do Fundeb na descompactação da tabela salarial, se esse compromisso for cumprido serão mais de 500 milhões de reais disponíveis para a valorização da educação”, ressalta Evandro.

Na oportunidade foi apresentado um estudo das condições estruturais das escolas públicas de Santa Catarina, realizado pelo Sinte/SC. O estudo revela que apenas 36% das escolas públicas estaduais tem ar-condicionado e ainda neste total algumas não tem estrutura elétrica suficiente para que a climatização funcione. O resultado faz com que Santa Catarina ocupe a 9º colocação na climatização das salas de aula, ficando atrás de estados com menor capacidade orçamentária, como Tocantins e Amazonas.

Outras pautas da categoria foram apresentadas ao Governo e novas negociações acontecerão nos próximos meses.

O post Estadual: Trabalhadores da Educação pedem reajuste salarial de 23% apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.