Prefeitos da Amrec cobrarão obras locais e regionais ao governador

Criciúma/Balneário Rincão
Paulo Paixão
[email protected]

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, cumpre agenda nesta quinta-feira em Criciúma. A visita começa pela manhã em um evento institucional do governo e prossegue à tarde com encontros com os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).

À tarde, Jorginho Mello ouvirá as reivindicações dos 12 gestores da Região Carbonífera. Na ocasião, serão solicitadas obras estruturantes, projetos de pavimentação e demandas ligadas às áreas da saúde e educação.

Gestores realizam solicitações individuais

Prefeitos e vice-prefeitos terão audiência individual com Jorginho Mello na sede da Amrec. A iniciativa busca fortalecer o diálogo entre o Governo do Estado e as administrações municipais.

O presidente da Amrec e prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, avalia que a reunião trará avanços significativos para as cidades da Região Carbonífera, promovendo soluções para desafios municipais e regionais. “Essa conversa direta é fundamental para garantirmos investimentos nas demandas da região. Estamos confiantes de que será um momento produtivo para todos os municípios”, afirma Fontanella.

Ele destaca que o evento promovido pelo Governo do Estado será uma oportunidade para os gestores municipais discutirem diretamente com o governador as prioridades de cada cidade. Jorginho Mello apresentará um balanço dos investimentos já realizados na região, divulgará obras em andamento e atenderá individualmente os prefeitos para ouvir suas novas demandas.

Demandas

O prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, o Vaguinho, alinhou nos últimos dias as demandas com os secretários municipais. Entre as principais reivindicações estão melhorias na saúde, educação e infraestrutura.

Entre os pleitos apresentados, o governador também deverá ser cobrado sobre recursos em atraso, como explica o prefeito de Balneário Rincão, Luiz Laurindo. “São dois pleitos. Um diretamente para o Rincão, que é o restante do pagamento do calçadão, ainda da época do Moisés e que não foi quitado. Há uma parte que ainda não foi repassada pelo governo estadual. O outro é regional, que é a continuação da Via Rápida. Eu acho que isso seria uma grande virada de chave para a nossa cidade. É um projeto de interesse de toda a região”, afirma o prefeito.

Já o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Guollo, deverá apresentar um projeto para buscar recursos destinados à construção da Rodovia Municipal Tranquilo Sartor, que possui trechos rurais e urbanos. O investimento inicial para a pavimentação asfáltica é de aproximadamente R$ 15 milhões. Além disso, a administração fumacense também apresentará um projeto para a construção de uma arena esportiva na cidade, com um custo estimado de R$ 9 milhões.

Nova Veneza e Urussanga

A gestão de Nova Veneza trabalhou nos últimos dias para levantar as principais necessidades do município. “A equipe está fazendo o levantamento das demandas e organizando projetos prontos para apresentarmos, como a necessidade de maquinário e pavimentação”, comenta a prefeita Ângela Ghislandi.

A pavimentação também será uma das prioridades do Executivo de Urussanga. “Nossa prioridade número um é a Rodovia dos Mineiros. Santana e Rio Carvão precisam dessa pavimentação, que também será um novo caminho entre a Serra e o Litoral. É uma obra muito importante para Urussanga, Lauro Müller e toda a região”, destaca a prefeita Stela Talamini.

“Prestando Contas” passa pela Acic

Antes do encontro individual, os 12 prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) receberão o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

A solenidade, marcada para as 9h, faz parte da segunda edição do programa “Santa Catarina Levada a Sério – Prestando Contas”.

Leia a matéria completa na edição desta quinta-feira, dia 27, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

O post Prefeitos da Amrec cobrarão obras locais e regionais ao governador apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.