Serra da Rocinha não terá túnel falso

Edson Padoin
Timbé do Sul
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A obra de pavimentação da BR-285 na Serra da Rocinha, que conecta Santa Catarina ao Rio Grande do Sul, está em sua reta final, mas ainda enfrenta desafios significativos. Iniciada em 2016, a construção da rodovia tem sido marcada por uma série de obstáculos e mudanças no planejamento. A obra já alcançou a marca de 97% de conclusão, mas o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) continua a enfrentar dificuldades para garantir a segurança e a finalização do projeto.

SOLUÇÃO

Em junho deste ano, o Dnit anunciou que estava estudando a viabilidade de construir um túnel falso nos altos da Serra da Rocinha como uma solução para os problemas persistentes e para permitir a reabertura da rodovia ao tráfego. No entanto, na última semana, o departamento descartou essa alternativa e decidiu implementar uma contenção no local.

De acordo com uma nota do Dnit, a escolha pela construção de uma contenção ao invés do túnel falso foi baseada em critérios financeiros, técnicos e de velocidade de execução. A nova abordagem envolverá a construção de uma longa contenção no maciço afetado, que incluirá uma cortina de concreto combinada com tela metálica de alta resistência. Esta solução visa evitar novos deslizamentos.

Comboios seguem suspensos

A decisão de não seguir com a construção do túnel falso reflete a complexidade do projeto e a necessidade de uma solução mais prática e eficiente. O projeto de engenharia para a nova contenção está em fase de elaboração e deve ser concluído ainda em agosto. A execução deste trabalho será responsabilidade de uma nova empresa, que será contratada através de um novo contrato.

“Já para o ponto sensível nos altos da serra, onde houve um deslizamento de terra de grande monta em fevereiro de 2024 e estudos apontam perigosa instabilidade do solo, será realizada uma obra extra. Esta obra extra será uma longa contenção no maciço, cujo projeto de engenharia ainda está sendo elaborado. A execução desta contenção ficará a cargo de uma nova empresa, dentro de um novo contrato a ser assinado pelo Dnit. O projeto de engenharia da cortina deve ser concluído neste mês de agosto e busca substituir, neste momento, a alternativa inicial de construção de um túnel falso”, disse a nota.

TRÁFEGO

O Dnit informou que o sistema de comboios, permanece oficialmente suspenso até que a rodovia atenda às condições de segurança necessárias para a retomada completa do tráfego.

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