Teleférico, turismo rural e de aventura na mira de Lauro Müller

Lauro Müller
Alexandra Cavaler
[email protected]

Com o objetivo de fortalecer parcerias e buscar apoio para projetos estratégicos voltados ao desenvolvimento do turismo de Lauro Müller, Ranieri Godinho, secretário da Pasta, vem participando de reuniões a exemplo da que ocorreu na última semana, em Florianópolis, com a secretária de Estado de Turismo, Catiane Seif.

Há 30 anos

Godinho fala dos projetos ambiciosos para alavancar o segmento. “A gente está com um projeto um pouco ambicioso aqui para a Serra do Rio do Rastro, algo que possa alavancar de vez o turismo na cidade e região. E, por isso, estamos pedindo apoio para tirar do papel o projeto do teleférico na Serra do Rio do Rastro, sobre o qual muita gente pode estar começando a ouvir falar, mas é um sonho bem antigo do município. Neste ano, inclusive, completa exatamente 30 anos que foi lançada essa ideia. Além disso, o prefeito Valdir Fontanella sempre teve essa mesma visão, teve vontade de batalhar para que isso saísse. E agora, estando de volta à cadeira de prefeito do município, ele está dando todo o apoio, toda a força para que isso realmente se efetive. Diante disso, estivemos no Estado buscando apoio e, para a nossa surpresa, a secretária colocou todo o aparato à disposição do município para o que precisar: elaboração do projeto, o estudo de viabilidade econômica, social e impacto ambiental. Ficamos gratos e satisfeitos com o acolhimento da ideia e por ela ter colocando o Estado à disposição para nos ajudar”, explicou.

Pórtico

Além disso, segundo o secretário municipal, Catiane Seif anunciou a reforma completa do pavimento em concreto da Serra do Rio do Rastro e a liberação de verbas para implantação de um pórtico turístico e sinalização no município – ações que visam qualificar a recepção aos visitantes e valorizar os atrativos locais. “Catiane também se colocou à disposição para visitar Lauro Müller, com o objetivo de promover uma troca de ideias com o trade turístico local e alinhar estratégias para fortalecer o setor. Estamos muito confiantes no apoio do Estado e certos de que essa parceria trará resultados positivos para o turismo de Lauro Müller e para toda a região da Serra Catarinense”, destacou Godinho.

Ligando a serra de pé à ponta

A proposta do teleférico deve ligar Lauro Müller a Bom Jardim da Serra, mas a definição será dada por quem operar o equipamento. “A ideia é que o teleférico saia dos aparados da serra, logo antes de iniciar a subida, mas quem vai definir os locais de base, embaixo e no topo, com certeza vai ser quem vai operar o equipamento, mas o nosso pensamento é que o trajeto seja de Lauro Müller até Bom Jardim da Serra, e vice-versa. A ideia inicial é de uma linha reta de quatro quilômetros. Quanto aos valores, já conversamos com uma empresa que instala isso e nos foi passado que esse é um projeto que gira em torno de R$ 200 milhões a R$ 300 milhões para ser implantado e começar a ser operado. A prefeitura dá todo o apoio para viabilizar o projeto que sairia diretamente pela iniciativa privada. Assim como o Estado lançou a concessão; a ideia do município é a mesma”, disse Godinho. “Queremos que Lauro Müller não seja apenas um corredor para a Serra”, emendou, concluindo o prefeito Valdir Fontanella.

Leia a matéria completa na edição desta quarta-feira, dia 26, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

O post Teleférico, turismo rural e de aventura na mira de Lauro Müller apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.