Comissões da Câmara buscam solução para “elefante branco”

Criciúma
Alexandra Cavaler
[email protected]

As obras do Santa Vita Saúde Center iniciaram em 2021 e deveriam ser entregues neste ano, mas não saiu do chão. O projeto apresentado pela Compacta Incorporadora apresentava consultórios modulares e toda infraestrutura necessária para atender profissionais que atuam na área da saúde. Um dos grandes diferenciais do empreendimento seria a disponibilidade de algumas atividades funcionarem 24h, para auxiliar pessoas que circulam pelo Hospital São José e que precisam deste suporte. Além disso, o estacionamento contaria com mais 1.400 vagas, sendo 900 para rotativo, 16 para ambulâncias, além de 130 para motos e bicicletas, e oito para carga e descarga.

Hoje, o local abandonado, nada mais é que um criadouro de insetos e outras pragas e tem preocupado a comunidade em geral. Diante da difícil situação os vereadores de Criciúma, membros das comissões de Saúde e de Obras, buscam alternativas para solucionar o problema que se tornou de saúde pública.

Próximos passos

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Dr. Luiz Fontana, revelou que será realizada uma audiência pública para aprofundar a discussão sobre a situação do Santa Vita e apresentar mais detalhes sobre os próximos passos do processo. “Inclusive, vamos entrar em contato com o Ministério Público (MP) e Vigilância Sanitária, pois é um absurdo o que acontece ali. Toda a vizinhança enfrenta problemas com pragas e insetos; houve uma espécie de erosão na rua; o espaço onde deveria estar a base do prédio virou uma piscina gigante, ou seja, já deveria estar interditado, pois se tornou uma questão de saúde pública. Sem contar que tudo está parado e o hospital perdendo um grande local de estacionamento”, explicou. “Na próxima segunda-feira teremos uma conversa sobre o assunto, mas penso que esse é o momento de provocar o MP, prefeitura, Vigilância Sanitária e Defesa Civil para fazer aterro em toda área alagada”, emendou Miri Dagostim, presidente da Comissão de Obras.

Jurídico do HSJosé faz esclarecimentos ao Legislativo

A Comissão de Saúde da Câmara de Criciúma recebeu, na terça-feira, dia 25, o advogado do Hospital São José, Paulo Henrique Goés, para esclarecer questões sobre a situação do Santa Vita. A reunião aconteceu em parceria com a Comissão de Obras que já esteve no local fiscalizando as condições das obras.

Goés explicou que, atualmente, o domínio do Complexo Santa Vita não pertence ao HSJosé, o que impede a continuidade dos trabalhos. Além disso, enfatizou que o São José não tem responsabilidade direta sobre a situação, pois firmou um contrato de incorporação do projeto com a condição de que, caso o empreendimento fosse concluído com sucesso, teria direito a salas e estacionamento para utilização. E também disse que há um processo judicial em andamento.

“Sabemos que é um processo complexo e que não será resolvido rapidamente, mas há uma tentativa de reverter o terreno para o domínio do Hospital São José. O processo está em andamento”, afirmou Góes, mencionando que existe um parecer jurídico em análise para viabilizar uma solução definitiva para a questão.

O responsável pelo empreendimento Santa Vita Saúde Center, mais uma vez foi procurado pela reportagem, mas até o fechamento da edição não deu retorno.

Leia a matéria completa na edição desta quinta-feira, dia 27, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

O post Comissões da Câmara buscam solução para “elefante branco” apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.