Criciúma lança campanha do Imposto de Renda com foco solidário

O Governo de Criciúma lançou, nesta terça-feira (1º), a campanha do Imposto de Renda 2025 com foco na destinação solidária. O ato de abertura foi realizado no hall do Paço Municipal Marcos Rovaris e teve como objetivo incentivar contribuintes a destinarem até 6% do Imposto de Renda devido aos fundos municipais — sendo 3% para o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e 3% para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI). A iniciativa é realizada pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Pessoa Idosa (CMDPI), em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unesc, o curso de Ciências Contábeis da universidade e o Sindicato dos Contabilistas de Criciúma e Região (SINDICONT). 

“A destinação de parte do imposto para projetos sociais é a forma mais rápida e benéfica que os criciumenses têm de exercer o direito de cidadão. Esses valores são muito importantes e fazem uma grande diferença na vida de crianças e adolescentes beneficiados por projetos sociais do município”, afirmou o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.

Durante a solenidade, o presidente do CMDPI, Edson dos Santos Silva, destacou a importância da informação para ampliar a participação. “Muitas pessoas não sabem que é possível doar parte do seu imposto para os fundos municipais. Muitos pensam que é descontado um valor a mais, mas, na verdade, é uma doação sem custo, pois o valor é deduzido do próprio imposto devido”, enfatizou. 

O presidente do CMDCA, Andrey Manoel dos Santos, reforçou que a campanha é uma forma de garantir que os recursos permaneçam na cidade e beneficiem diretamente quem mais precisa. “Essas doações representam a continuidade de projetos fundamentais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. É um gesto simples que fortalece ações sociais e faz a diferença na vida de muitas famílias”, ressaltou.

Responsável por orientar os contribuintes sobre o processo de destinação, o coordenador do NAF/Unesc, professor Manoel Menegali, explicou os aspectos técnicos da doação. “Durante o período de declaração do Imposto de Renda, a população está sendo orientada sobre como contribuir com crianças, adolescentes e idosos no ato da declaração. Quem optar pelo modelo completo pode destinar parte do imposto devido aos fundos municipais, e mesmo quem tem restituição a receber pode contribuir. Nesse caso, o valor doado será posteriormente acrescido ao montante a ser devolvido pela Receita Federal”, frisou. 

A campanha segue com ações educativas e orientações durante todo o período da declaração do IRPF. No dia 12 de abril, será realizada uma ação especial de atendimento e conscientização na Praça Nereu Ramos, com o apoio das entidades envolvidas.

O post Criciúma lança campanha do Imposto de Renda com foco solidário apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.