Criciúma: Padre Agenor Pedroso morre aos 89 anos

Criciúma

A comunidade católica de Criciúma – e do Sul Catarinense – perdeu um grande nome. Morreu neste sábado, dia 26, o padre Agenor Pedroso, aos 89 anos. Ele atuava na Paróquia São Paulo Apóstolo, no bairro Michel, em Criciúma. As causas da morte ainda não foram informadas, nem detalhes do velório do pároco. 

Agenor nasceu em 4 de maio de 1935, na comunidade de Quinze, no município de Grão-Pará, filho de Luiz Pedroso e Maria Silveira Pedroso, ele tinha outros oito irmãos.  

Em janeiro de 1984, padre Agenor chegou em Criciúma, com a missão de iniciar os trabalhos da então nova Paróquia São Paulo Apóstolo, que ainda estava em construção. Com muita força de vontade, fez com que a comunidade participasse da obra que, além de material, teve grande importância espiritual: padre Agenor criou movimentos e pastorais.
 
A primeira passagem do padre pela Paróquia São Paulo Apóstolo perdurou até o ano 2003, pois, em janeiro de 2004, foi nomeado reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, onde esteve até 2007.

No ano seguinte, 2008, ajudou diversas paróquias. Em 2009, esteve na paróquia Santa Bárbara; em 2010, foi para Cocal do Sul; em 2011, retornou para a Paróquia São José, de Criciúma, até que, em 2012, reassumiu a Paróquia São Paulo Apóstolo. Ao todo, são mais de 20 anos dedicados à comunidade do bairro Michel.

Em julho de 2020, o sacerdote sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São João Batista, em Criciúma. Mesmo diante das limitações de saúde, seguiu acompanhado pela comunidade que sempre demonstrou carinho.

O post Criciúma: Padre Agenor Pedroso morre aos 89 anos apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.