Criciúma
A Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) promoveu, nesta sexta-feira (25), uma importante capacitação em primeiros socorros para diretoras e secretárias dos seus 40 Centros de Educação Infantil (CEIs). A iniciativa, organizada pelo Departamento de Educação Infantil (DEI) da Afasc, ocorreu no Salão Multiuso da instituição e teve como foco a Lei Lucas (Federal nº 13.722/2018).
O treinamento foi ministrado pela agente da Defesa Civil, Rosemere Noronha, e pelo coordenador da Defesa Civil, Fred Gomes, com o objetivo de preparar as profissionais para agir com segurança em situações de urgência e emergência envolvendo crianças e demais membros da comunidade escolar.
O fisioterapeuta do DEI, Diego Damiani, ressaltou a importância da formação para a segurança no ambiente escolar. “Esta capacitação busca munir os profissionais dos CEIs com as ferramentas necessárias para identificar e agir prontamente em situações críticas, até a chegada do socorro especializado. A educação permanente, como este momento, fortalece a saúde do nosso município. A Lei Lucas enfatiza a necessidade de capacitar professores e diretores para que, em qualquer eventualidade, eles se sintam seguros e saibam como proceder”, explicou.
O coordenador da Defesa Civil, Fred Gomes, complementou a importância da iniciativa. “A segurança e o bem-estar das nossas crianças são prioridades absolutas. Esta qualificação visa assegurar que todas as unidades de ensino da Afasc estejam preparadas para responder eficazmente em casos de emergência. A prevenção e uma resposta rápida podem ser cruciais para salvar vidas”, afirmou.
A capacitação não se limitou à teoria, incluindo exercícios práticos essenciais como a desobstrução de vias aéreas, a posição lateral de segurança e os procedimentos em caso de parada cardiorrespiratória. “Nosso objetivo é que os educadores consigam aumentar as chances de sobrevivência em uma intercorrência dentro da escola e que se sintam aptos a lidar com diversas pequenas emergências clínicas”, detalhou a ministrante Rosemere Noronha.
Lei Lucas: um legado de segurança
A Lei Lucas, que tornou obrigatória a capacitação em primeiros socorros em escolas e estabelecimentos de recreação infantil, foi criada após o trágico falecimento de Lucas Begalli Zamora, um menino de 10 anos que morreu engasgado durante um passeio escolar por não receber socorro imediato adequado.
A legislação determina que instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, ofereçam cursos de primeiros socorros a seus professores e funcionários. Além disso, a lei exige que o treinamento seja adaptado à idade e às necessidades específicas do público atendido e que os estabelecimentos possuam kits de primeiros socorros. A iniciativa da Afasc demonstra o compromisso da instituição com a segurança e o bem-estar de seus alunos e profissionais, alinhando-se às exigências da Lei Lucas e promovendo um ambiente escolar mais seguro e preparado.
O post Afasc capacita diretoras e secretárias de CEIs em primeiros socorros apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.