Criciúma
Alexandra Cavaler
A história do carvão em Criciúma é marcada por transformações profundas que moldaram a identidade da cidade e da população. Após a descoberta das jazidas no final do século XIX, a exploração do carvão se consolidou rapidamente, especialmente nas décadas de 1920 e 1930. Nesse período, Criciúma se tornou um dos principais polos produtores de carvão no Brasil, atraindo trabalhadores de diversas partes do país e do exterior. Nesta semana voltamos a dar espaço ao “ouro negro”, com a segunda de três edições voltadas ao carvão na série especial sobre o centenário de Criciúma.
Com a crescente demanda por carvão, para abastecer a indústria e as ferrovias, novas minas foram abertas, e o setor se profissionalizou. As condições de trabalho, no entanto, eram desafiadoras. Os mineradores enfrentavam jornadas longas e perigosas, muitas vezes em ambientes insalubres. As comunidades que se formaram ao redor das minas eram predominantemente compostas por famílias de imigrantes que trouxeram suas tradições e modos de vida, contribuindo para a diversidade cultural da região.
Leia a matéria completa na edição desta sexta-feira, dia 02, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.
O post Carvão e coragem: a cidade moldada pela extração do minério apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.