Um homem foi preso nesta quarta-feira, em Lauro Muller, pela Polícia Federal na Operação Cartel com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na produção e distribuição de drogas sintéticas, a qual atua em âmbito nacional e é estruturada em moldes empresariais, além de possuir capacidade estimada para fabricar mais de 4,2 milhões de comprimidos de ecstasy por ciclo de produção.
Na ação, cerca de 120 policiais federais cumprem 25 mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e no Distrito Federal. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio e o sequestro de bens, imóveis, contas bancárias, criptoativos e veículos de luxo, com valor estimado em R$ 50 milhões.
A investigação da PF revelou um esquema criminoso com laboratórios clandestinos instalados em comunidades do Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense e no interior do Paraná, além da utilização de empresas de fachada para a aquisição de insumos químicos e movimentação de recursos ilícitos.
O suposto líder da organização criminosa foi preso na terça-feira, na cidade do Rio de Janeiro. Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos veículos de luxo, dinheiro em espécie, drogas sintéticas e documentos relevantes para a investigação contra o grupo criminoso. Outros dois integrantes da organização também foram presos na terça.
Ao longo das apurações, foram realizadas apreensões e prisões. Destaque para a prisão de um investigado com 67 mil comprimidos de ecstasy, apreendidos em novembro/2023; prisão em flagrante de outro investigado, também em novembro/2023, no interior de um laboratório clandestino em Duque de Caxias/RJ com farta quantidade de insumos, drogas e equipamentos; e prisão em flagrante de uma integrante da organização em agosto/2023, na Rodoviária Novo Rio, durante o transporte de drogas com destino ao Espírito Santo.
Além do preso em Lauro Muller, nesta quarta-feira ainda foram presos mais dois acusados. Um da cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, e outra na cidade de Ubiratã, no Paraná. Ao longo das investigações foram presos no total nove suspeitos de participação na Operação Cartel. Ainda foram apreendidos sete veículos de luxo; cerca de 10 quilos de insumos para fabricação de drogas sintéticas; cerca de 1 quilo de comprimidos de ecstasy; cerca de R$ 20 mil reais em espécie; celulares; mídias de armazenamento; e documentos diversos.
O post Homem é preso em Lauro Müller envolvido com drogas sintéticas apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.