Fumaça eleva casos de doenças respiratórias

Criciúma
Edson Padoin
[email protected]

Nos últimos dias, moradores da região estão enfrentando problemas causados pela fumaça das queimadas que atingem o centro-norte do Brasil, Bolívia e Paraguai. A combinação de uma intensa massa de ar seco e quente com a fumaça resultante das queimadas tem levado a uma significativa piora na qualidade do ar, especialmente nas regiões Oeste e Extremo Oeste catarinense.

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) emitiram um alerta conjunto sobre os riscos associados à baixa umidade relativa do ar e à poluição atmosférica. Desde o último domingo, 8 de setembro, o estado está sob um Aviso Meteorológico, com especial atenção para possíveis consequências à saúde, como desidratação e agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares, particularmente entre crianças, idosos e pessoas com condições pré-existentes.

IMPACTO

O impacto na saúde da população tem sido notável. O diretor geral do Instituto Maria Schmitt (Imas), Fabiano Ribeiro Teixeira, e responsável pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Próspera e Rio Maina em Criciúma, revelou que houve um aumento de 15% na procura por atendimentos relacionados a problemas respiratórios desde o início de setembro. Entre os casos mais frequentes estão nasofaringite aguda, tosse, amigdalite, broncopneumonia, sinusite, asma e faringite.

Já o pneumologista Dr. Renato Matos, destaca que, apesar da dificuldade em associar diretamente o aumento de casos respiratórios à fumaça, é importante observar que crianças e idosos estão mais vulneráveis. “No meu consultório, atendi um paciente com uma condição grave que teve piora significativa nos últimos dias. No entanto, mudanças de temperatura também podem contribuir para esses problemas. É difícil saber o que causa o problema”, explica.

Leia a matéria completa na edição deste final de semana do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

O post Fumaça eleva casos de doenças respiratórias apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.