Criciúma: professores passam por capacitação na Educação Infantil

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria de Educação, realizou mais uma etapa do Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). As professoras da rede municipal de ensino passaram pela formação, que ocorre de forma continuada e visa fortalecer as práticas pedagógicas destinadas ao desenvolvimento da linguagem oral, da leitura e da escrita na educação infantil.

A proposta leva em conta as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, ou seja, as especificidades da docência nessa etapa da educação básica. O objetivo é garantir que as crianças tenham experiências variadas com as diversas linguagens e reconheçam o mundo em que estão inseridas. A proposta formativa, que iniciou em 2024 e segue até abril deste ano, busca aprimorar as práticas pedagógicas já aplicadas no município.

“A formação de qualidade é essencial para que nossos profissionais desenvolvam estratégias eficazes, proporcionando às crianças uma base sólida para o aprendizado. Investir na formação de nossos educadores é garantir que as futuras gerações tenham acesso ao melhor ensino. Continuaremos apoiando essa jornada de crescimento e desenvolvimento, porque acreditamos que a educação é o caminho para um futuro melhor”, afirma a secretária de educação, Geovana Zanette.

Em Criciúma há em média 75 professores cursistas que são multiplicadores em suas unidades de ensino. O desenvolvimento das práticas aprendidas durante as formações são acompanhadas através dos feedbacks das diretoras em relação às práticas usadas nas unidades.

Adiles Lima, formadora das professoras da rede municipal de Criciúma, destaca que o aprendizado da abordagem muda a concepção de que bebês não precisam de experiências alfabetizadoras. “Desde bebês, as crianças precisam vivenciar experiências significativas com adultos e outras crianças, de leitura e escrita de textos de gêneros diferentes”, afirma.

A partir do estudo e aplicação dos materiais, as professoras têm a oportunidade de ressignificar as práticas para ampliar o olhar sobre as culturas da escrita e do letramento das crianças. “Por meio das discussões e reflexões propostas pelo projeto, as professoras passam a compreender a escrita como uma prática social que se manifesta nas interações cotidianas e nas brincadeiras, favorecendo a criação de contextos significativos de aprendizagem. Isso contribui para que a sala de referência se torne um espaço mais rico em experiências com a linguagem escrita, respeitando as especificidades da primeira infância, para potencializar o desenvolvimento infantil de forma lúdica e intencional”, afirma Michele Martins, que também conduz a formação de professores.

A capacitação está diretamente alinhada com os objetivos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que visa garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano. Os professores, ao se qualificar, se tornam agentes fundamentais na implementação desse compromisso, ajudando a criar um ambiente propício para a aprendizagem.

Criciúma é ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização

Criciúma conquistou o ouro do Selo Nacional Compromisso do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024. O selo é um emblema que reconhece o comprometimento das gestões estaduais, municipais e distrital em garantir o direito à alfabetização das crianças, com o desenvolvimento de boas práticas alfabetizadoras. Os objetivos do selo estão alinhados ao Plano Nacional de Educação (PNE) e ao programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)

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