Pelo menos 95 pessoas morreram em uma forte tempestade que atingiu a região de Valência, na Espanha, na terça-feira, dia 29. Há ainda diversos desaparecidos. As enxurradas arrastaram diversos carros, que acabaram empilhados. Além das mortes, diversos locais ficaram inundados, interrompendo transportes terrestre, ferroviário e ainda marítmo.
O aeroporto de Valência, que havia desviado cerca de 30 voos e cancelado mais de 40, reabriu nesta quarta-feira, dia 30. Durante a tempestade, um trem com quase 300 passageiros descarrilou próximo à cidade de Málaga, a cerca de 600 km de Valência, mas ninguém se feriu no incidente.
Mais de mil agentes das unidades de resposta a emergências da Espanha estão envolvidos no resgate de vítimas. Helicópteros estão sendo utilizados para evacuar pessoas isoladas em casas e veículos. As equipes também estão empenhadas na busca por desaparecidos, cuja quantidade ainda é incerta, de acordo com o governo.
A tempestade está se deslocando para o norte, e já há alertas em vigor para o nordeste da Catalunha. O Meteocat, serviço meteorológico da região, emitiu um aviso de condições climáticas severas, com previsão de granizo, rajadas de vento e possíveis tornados ou trombas d’água. O nível de perigo foi classificado como o mais alto, com uma nota de seis.
Via R7
O post Tempestade na Espanha deixa 95 mortos e causa inúmeros danos apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.