Defesa Civil capacita gestores de escolas municipais em Criciúma

Com o objetivo de ampliar a segurança e a integração nas unidades escolares de Criciúma, o Governo Municipal, por meio da Defesa Civil, promoveu nesta quarta-feira (23) uma capacitação voltada aos responsáveis pelas escolas da rede municipal. A formação teve como foco a preparação dos gestores escolares para o uso adequado do Centro de Controle de Operações (CCO), com ênfase no funcionamento das câmeras de videomonitoramento e dos botões de pânico instalados nas instituições de ensino.

Durante o encontro, foram abordados os seguintes temas: Acesso ao sistema do CCO; Procedimentos para acionar o botão de pânico; Protocolos de atuação em situações emergenciais, e a Integração com os órgãos de segurança pública. “O ambiente escolar precisa ser um espaço seguro para nossos alunos e profissionais. Essa ação integra nosso compromisso com a prevenção e com o investimento em ferramentas tecnológicas e humanas que assegurem uma resposta rápida em caso de emergência”, destacou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, Fred Gomes, a iniciativa também busca promover maior autonomia para as equipes escolares diante de possíveis ocorrências. “Temos mais de 20 mil alunos e precisamos protegê-los, trabalhando de forma alinhada. Neste curso, os diretores conheceram a rotina do CCO, a sua gestão e, principalmente, como utilizar os recursos disponíveis de forma eficiente”, afirmou.

A capacitação integra o Plano Municipal de Segurança Escolar, coordenado pela Defesa Civil em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e prevê ações contínuas de prevenção e resposta rápida diante de situações de risco. O plano busca prevenir ocorrências como furtos, vandalismo e atos de violência, tornando o ambiente escolar mais seguro.

Centro de Controle de Operações (CCO)

Implantado em 2023, o Centro de Controle de Operações de Criciúma está localizado na sede da Defesa Civil e é equipado com 18 telas de 65 polegadas que monitoram, em tempo real, 264 câmeras instaladas estrategicamente nas 69 escolas públicas e particulares do município, além de 40 Centros de Educação Infantil da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc).

O sistema oferece suporte em diversas situações de emergência e segurança patrimonial. Além do videomonitoramento, as instituições contam com circuitos fechados de TV (CFTV), sensores de presença e alarmes. Todas as escolas, tanto da rede pública quanto privada, podem ser integradas ao CCO, desde que atendam aos critérios técnicos estabelecidos pela Defesa Civil.

O post Defesa Civil capacita gestores de escolas municipais em Criciúma apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.