Moradores pedem solução para buracos em loteamentos

Criciúma
Edson Padoin
[email protected]

Moradores dos loteamentos Jardim Valença e Bittencourt, no bairro Argentina, em Criciúma, estão enfrentando dificuldades para trafegar devido ao estado crítico das ruas. A falta de manutenção tem gerado revolta entre os moradores, que afirmam que a situação vem se arrastando há anos sem nenhuma solução por parte da Prefeitura.

No Loteamento Jardim Valença, as queixas se concentram principalmente na Rua Erasmo Burato Geremias, onde as condições de tráfego pioraram significativamente. A moradora Lays Matos, que reside no local há quase três anos, detalha o sofrimento diário causado pelos buracos e a precariedade da pavimentação.

“Quando vim morar aqui, a rua não era tão ruim, mas depois que passaram muitos caminhões, as lajotas foram colocadas de forma errada e a situação só piorou”, conta Lays. Ela já entrou em contato com a Prefeitura diversas vezes, mas afirma que as soluções prometidas nunca se concretizaram. “Chamei a ouvidoria, mas o que fizeram foi fechar um buraco no início da rua e disseram que o problema estava resolvido. Não é possível, a rua está intransitável”, desabafa.

Prejuízo

Ela ainda ressalta que alguns moradores se juntam para colocar pedras ou terra para evitar maiores prejuízos, mas não é o suficiente. “Quando chamamos um carro por aplicativo ficamos até com vergonha. Teve um vizinho meu que teve um prejuízo de R$ 2 mil para consertar o carro dele após cair em um buraco. É bem complicado e não temos uma resposta da prefeitura.”

A moradora Cintia Fernandes Lopes compartilha a mesma frustração. Para ela, a situação é perigosa. “Não dá para passar com o carro, temos que dar a volta. Os buracos são muito fundos e à noite, quando a iluminação é ruim, motoboys e motoristas desconhecem os obstáculos e podem se machucar”, alerta Cintia. Ela reforça que, apesar dos esforços para entrar em contato com as autoridades, não obteve sucesso. “A rua está cada vez pior e ninguém resolve.”

Situação similar em outra localidade

Já no Loteamento Bittencourt, a situação não é diferente. Camila Monoel, que mora na Rua Ruberval Conti há 11 anos, explica que, apesar das promessas de pavimentação, o problema nunca foi resolvido. “Sempre que abrimos protocolos, nos dizem que a rua está na planilha para ser pavimentada, mas isso acontece há dois anos e nada foi feito até agora”, afirma Camila. Ela conta que a rua sempre foi um desafio, mas que nos últimos tempos a situação se agravou a ponto de os moradores precisarem deixar os carros estacionados na parte baixa da rua. “Nós já gastamos muito para arrumar a suspensão do carro”, lamenta.

Conforme o secretário de Infraestrutura e Obras, Cláudio Rosso Netto, medidas serão tomadas. “Temos a previsão para fazer melhorias no bairro já na próxima semana. Chegou essas reclamações e eu mandei uma equipe ir até o local fazer uma avaliação para serem tomadas todas as providências.”

O post Moradores pedem solução para buracos em loteamentos apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.