Penitenciária Sul recebe 110 apenados da região

Criciúma/Araranguá
Luan Ghisi
[email protected]

Duas grandes transferências de apenados movimentaram as forças de segurança do Sul de Santa Catarina no final da última semana. Na sexta-feira, a Penitenciária Sul, que fica em Criciúma, recebeu 110 presos, que foram enviados do Presídio Regional da cidade, o antigo Presídio Santa Augusta, e do Presídio Regional de Araranguá. A determinação partiu do departamento que organiza o setor penal no estado e surgiu visando uma melhor distribuição de presidiários na região, tendo em vista a superlotação.

O Presídio Regional de Araranguá foi o que recebeu o maior “alívio” com as mudanças recentes. A unidade já tinha movimentado algumas transferências, quando dez presos que eram procurados pela Justiça do Rio Grande do Sul foram encaminhados de volta para o sistema penitenciário do estado de origem.

Já na sexta-feira, mais 80 apenados foram transferidos para Criciúma. Enquanto isso, os demais 30 estavam detidos no Presídio Regional da cidade carbonífera. Assim, é esperado que a situação traga uma melhora nas condições para os internos que permanecem nas unidades e também para oferecer um atendimento mais eficiente aos seus familiares.

De acordo com Johnny Cascaes, diretor da Penitenciária Sul, a determinação é do Departamento de Polícia Penal e foi repassada pela Superintendência Regional Sul, visando “equalizar o quantitativo de internos na região”.

Além disso, a alteração não teria a ver com comportamento ou histórico, mas todos os transferidos já foram julgados e estão cumprindo penas em regime fechado. Assim, não foram realizadas mudanças naqueles que estavam em prisões preventivas ou temporárias.

A mudança é informada aos familiares e é feita seguindo um planejamento e uma estratégia para equilibrar os números no Sul. “É difícil acontecer, mas quando acontece é decisão já pensada do departamento. Não é de uma hora para outra. O departamento determina e nós cumprimos”, explicou o diretor.

Acima da capacidade

É importante destacar, no entanto, que a Penitenciária Sul já estava operando acima da capacidade de presos antes da transferência. Atualmente a estrutura da unidade comporta até 750 apenados em um número ideal de funcionamento. No entanto, o número já estava em 880 e subiu para 990 após as mudanças efetivadas nos últimos dias.

O post Penitenciária Sul recebe 110 apenados da região apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.