Criciúma vence o Hercílio Luz, quebra jejum e pode terminar na liderança

Thiago Oliveira

Tubarão

O Criciúma finalmente voltou ao caminho das vitórias. No jogo atrasado da primeira rodada do Campeonato Catarinense, o Tigre foi a Tubarão e superou o Hercílio Luz por 1 a 0, em um jogo marcado por expulsão logo nos minutos iniciais, lesionados nos dois lados, e mais uma vez, muitos gols perdidos.

O único gol da partida foi marcado pelo volante Morelli, aos 12 minutos do segundo tempo. Ele recebeu grande passe de Juninho e garantiu a vitória tricolor.

Com o resultado, o Criciúma chegou aos 17 pontos na tabela. O time alcançou o segundo lugar, com apenas um ponto a menos que o Avaí. Já o Hercílio Luz, com seis pontos, está rebaixado e vai ter que disputar a segunda divisão em 2026.

O Criciúma ainda pode terminar a primeira fase na liderança. No sábado, às 16h30, o Tigre encara o Avaí, na Ressacada, em um confronto direto pela ponta da tabela. Mas para isso, precisa vencer. Para o time da capital, um empate basta.

Expulsão nos primeiros minutos

O jogo começou acelerado. Com o gramado molhado, a bola corria mais. Mas o primeiro lance de destaque não foi uma chance de gol, e sim, um cartão vermelho.

Logo aos dois minutos, na segunda falta da partida, o capitão do Hercílio Luz, Geninho, errou o tempo da bola e foi direto no corpo de Juninho, que chegava em velocidade. O árbitro Rafael Traci não hesitou e expulsou o zagueiro.

Com um homem a mais, o Criciúma tinha espaço para trabalhar a bola. E foi assim que quase abriu o placar, aos oito minutos. Fellipe Mateus acionou Neto Pessoa de costas para o gol. O camisa 9 girou e bateu forte, obrigando o goleiro Renan Rocha a fazer uma grande defesa.

Com um a menos, o Hercílio Luz se fechou para sair nos contra-ataques, mas pouco conseguia fazer. Já o Criciúma ficava preso na marcação, faltando criatividade para furar o bloqueio do time tubaronense.

Para piorar a situação do Hercílio Luz, o time ainda perdeu o volante Matheus Neris, que foi deslocado para a zaga, depois do cartão vermelho. O jogador se machucou e foi substituído.

Mas quando o Criciúma aumentava a pressão, o Leão do Sul chegou perto do gol. Kadu Barone puxou o contra-ataque e tocou para Lucas Lopes que avançou na direção da área e chutou cruzado, parando na grande defesa de Caíque.

Depois disso, só deu Criciúma. Neto Pessoa teve grande chance após o bate e rebate, mas parou no goleiro Renan Rocha. No rebote, Marcelo Hermes também perdeu.

João Carlos ainda teve duas grandes chances no fim da primeira etapa. Na primeira, ele pegou a bola no canto direito, no bico da pequena área, cara a cara com o goleiro, e soltou uma bomba para fora. Dois minutos depois, teve outra oportunidade na frente de Renan, e desperdiçou mais uma vez.

Gol salva mais um jogo ruim

Na segunda etapa, Zé Ricardo fez uma troca no ataque. Tirou João Carlos e mandou Gabriel Barros a campo. Mas quem teve a primeira chance foi o Hercílio Luz. Marcelo Hermes perdeu a bola no campo de defesa e deu o contra-ataque aos donos da casa. Lucas Lopes saiu em velocidade e tocou para Alex Henrique que bateu. A bola desviou em Rodrigo e quase encobriu o goleiro Caíque.

Mas de tanto rondar a área adversária, o Criciúma finalmente chegou ao gol. Juninho deu grande passe para Morelli dentro da área. O camisa 8, que entrou no lugar do lesionado Paulo Vitor, dominou e bateu bem, tirando do goleiro Renan Rocha. 1 a 0 Tigre.

Para o Hercílio Luz,só a vitória interessava contra o rebaixamento. E por isso, o técnico Paulo Baier abriu o time em busca da reação, mudando a dinâmica do jogo. Enquanto os donos da casa tentavam trabalhar a bola, o Criciúma cadenciava o jogo, mas era nos contra-ataques que saía com mais força.

Em uma bola errada do Criciúma, por pouco o Hercílio Luz não chegou ao empate. Kadu Baroni recuperou no meio, passou entre dois marcadores e tocou para Dudu, que invadiu a área, e bateu cruzado, de esquerda, passando perto do gol.

Kadu ainda teve mais uma chance aos 43 minutos, após mais um erro da defesa do Criciúma, mas o atacante bateu mal, encerrando o jogo com o placar mínimo.

O post Criciúma vence o Hercílio Luz, quebra jejum e pode terminar na liderança apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.