Cocal do Sul acolhe comitiva italiana em missão por Santa Catarina

Le radici venete, que em italiano quer dizer as raízes vênetas, a origem daqueles que nasceram na região do Veneto, na Itália, é fato marcante, vibrante e intrínseco na identidade de cidades fundadas por imigrantes italianos, como é o caso de Cocal do Sul. O município, que comemora este ano 140 anos de colonização e 5 anos de pacto de amizade com Soverzene (Belluno), recebeu na tarde do dia 18 uma comitiva italiana em missão por Santa Catarina.

Capitaneados pelo presidente da Associação Bellunesi Nel Mondo e presidente da União Nacional das Associações de Imigração e Emigração, Oscar De Bona, os italianos foram acolhidos pela Administração Municipal. Com a presença do prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, e da vice-prefeita Roseny Cittadin Barbosa, secretários, vereadoras, representantes de associações culturais e de entidades da indústria e do comércio, o grupo foi recebido na Casa do Doce. A comitiva recebeu da Prefeitura como lembrança dessa viagem um singelo presente com o brasão da cidade.

O prefeito reforçou os laços de fraternidade e a intenção de avançar ainda mais na cultura do Município. “Acreditamos que as oportunidades para os jovens são o caminho para o futuro. E é nesse sentido que pretendemos apostar”, pontuou Magagnin.
“Nossa Administração Municipal quer apostar em iniciativas culturais para estreitar os laços entre os dois países, Brasil e Itália. Manter as tradições envolvendo a educação com crianças e adolescentes certamente é o melhor caminho”, complementou a vice-prefeita.

A vice-presidente da província de Belluno, vice-presidente da associação Radici Venete e prefeita da cidade de Vigo di Cadore/Belluno, Silvia Calligaro, enalteceu o orgulho da italianidade. “Vocês são muito ligados a italianidade e suas origens. E efetivamente gostaríamos que vocês viessem na Itália para visitar a região do Vêneto, em particular a província de Belluno, porque é importante este intercâmbio. Como você são envolvidos com a italianidade e seus valores, pode ser importante também para nós italianos que perdemos um pouco nossas origens e nossa italianidade. Portanto existe o orgulho que vocês têm que talvez devemos transmitir também aos nossos jovens, próprio o orgulho de ser italiano e de levar adiante as nossas tradições para ter um futuro melhor à frente sempre sabendo de onde partimos”, frisou.

LIVRO SOBRE SANTO ANTÔNIO

A comitiva italiana também trouxe na bagagem uma rica história. Publicada em língua portuguesa, a obra literária “Antônio Secreto”, de autoria do historiador italiano Nicola Vegro, foi lançada com a explicação do próprio escritor. O livro, em língua portuguesa, é um romance histórico que mostra a força de um homem e seus enfrentamentos de vida, abordando temas profundos com reflexões atuais.
A obra também apresenta o Estatuto de Santo Antônio, documento de 1231, e expõe informações da era medieval. Palavras autênticas retiradas dos sermões de Santo Antônio, conhecido como santo dos milagres, foram inseridas no livro.

O post Cocal do Sul acolhe comitiva italiana em missão por Santa Catarina apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.