Centro Pop de Criciúma realizou mais de mil atendimentos em janeiro

Com o compromisso de promover a inclusão e oferecer apoio às populações mais vulneráveis, a Administração Municipal, por meio da Assistência Social de Criciúma, segue implementando ações contínuas e estratégias de acolhimento, ampliando o atendimento a pessoas em situação de rua. Em 2024, a antiga Casa de Passagem, agora denominada República, atendeu mais de 900 pessoas, oferecendo suporte e acolhimento. Já no primeiro mês de 2025, o Centro POP registrou 1.091 atendimentos, beneficiando 263 usuários.

Para o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, os resultados apresentados nos relatórios são um reflexo do compromisso contínuo do governo em transformar a cidade em um lugar mais justo e inclusivo para todos. “Esses números representam um esforço constante e humanizado, que vai além do acolhimento. Estamos empenhados em garantir a dignidade e o bem-estar de todos os cidadãos, promovendo ações que impactem positivamente a vida das pessoas”, destaca.

De acordo com a secretária da Assistência Social, Dudi Sônego, a principal dificuldade em realizar o contato com a pessoa em situação de rua está relacionado ao fato de nem todos quererem se identificar, conversar sobre a situação, ou acessar os serviços prestados. “A equipe faz as orientações das possibilidades de acesso e respeita a vontade deles”, informa.

Uma das ações que possibilitou o maior avanço da Assistência Social, segundo a secretária, foi o aumento do número de vagas de 48 para 150 vagas, para tratamento de dependência química, e a abordagem intersetorial, com a saúde e social. “Atualmente o qual 105 pessoas estão em tratamento até o momento. E lembramos que a escuta ativa da Assistência Social está disponível por meio do número 156, oferecendo um canal direto para quem precisa de orientação e apoio”, ressalta.

Abordagem social: garantindo dignidade e apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade

A Assistência Social está operando 24 horas em diversas regiões da cidade, realizando um trabalho contínuo de identificação e acolhimento das pessoas em situação de rua. Além de oferecer diversos serviços, encaminhamento para os equipamentos da rede e, para tratamento de dependência química de forma voluntária.“Seguimos as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e isso já trouxe resultados. A partir de agora a equipe que atua no Centro POP será integrada ao novo Serviço Especializado de Abordagem Social”, explica.

A secretária também ressaltou que várias mudanças estão previstas para fortalecer o atendimento à população em situação de vulnerabilidade. Entre as ações planejadas estão a implantação do serviço especializado de abordagem social, a reforma do Centro POP, o aumento no número de CRAS, incluindo um novo no bairro São Defende, a ampliação do abrigo para crianças e adolescentes com o “Florescer II”, além da implantação do programa de acolhimento “Família Acolhedora”.

Assistência Social de Criciúma também atendem idosos e pessoas com necessidades especiais, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que realiza atendimento e acompanhamento e se necessário faz encaminhamento para acolhimento em ILPI (asilo) e Residência Inclusiva.

O post Centro Pop de Criciúma realizou mais de mil atendimentos em janeiro apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.