Mulheres são mais afetadas por infecções urinárias no verão

Com o verão e o aumento das temperaturas, a hidratação torna-se fundamental para a saúde, ajudando a prevenir problemas como infecções urinárias e cálculos renais. De acordo com o urologista Fábio Borges, de Criciúma, as mulheres são mais propensas a desenvolver infecções urinárias nessa época do ano.

“O uso de roupas íntimas que não favorecem a ventilação, além do hábito de permanecer por longos períodos com peças molhadas após praia ou piscina, contribuem para o aumento dos casos durante as férias de verão”, explica o especialista.

O médico reforça que o consumo adequado de água é essencial para evitar a desidratação, fator que contribui para o surgimento de cálculos renais.

“No verão, há uma maior incidência de cálculos, pois as pessoas tendem a desidratar mais. Com o calor intenso, muitos não ingerem a quantidade de líquidos necessária para manter o equilíbrio do organismo. Em média, o consumo diário de dois litros de água – podendo variar conforme o porte físico – ajuda a manter o corpo hidratado e reduzir os riscos”, orienta Fábio Borges.

Urologista dá dicas importantes para evitar o problema | Foto: Divulgação

Sintomas e quando procurar ajuda médica

Além da infecção urinária, o cálculo renal pode causar grande desconforto e dores intensas. “Os sintomas são distintos. A dor provocada pelo cálculo renal costuma ter início súbito, é intensa e localizada na região lombar, podendo irradiar para o testículo, no caso dos homens, e para os lábios vaginais, nas mulheres. Muitas vezes, a dor vem acompanhada de náuseas e vômitos”, descreve o urologista.

Já os sinais de infecção urinária incluem dor ao urinar, urgência frequente para ir ao banheiro, sensação de bexiga sempre cheia e, em alguns casos, sangramento na urina.
“Sempre que esses sintomas aparecerem, é fundamental buscar atendimento médico. Muitas pessoas tentam se automedicar, mas isso pode agravar a infecção. Se não for tratada corretamente, a infecção pode se espalhar, atingindo os rins e, em alguns casos, levando à internação”, alerta Borges.

O especialista reforça que, ao perceber os primeiros sinais de infecção urinária ou cálculo renal, o ideal é procurar um médico rapidamente para iniciar o tratamento adequado e evitar complicações.

O post Mulheres são mais afetadas por infecções urinárias no verão apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.