Região Sul poderá assumir presidência estadual da Undime

Balneário Rincão
Paulo Paixão
[email protected]

Pela primeira vez, a Região Sul de Santa Catarina poderá presidir a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC). Quem deverá assumir a presidência da entidade, que reúne os responsáveis pelos órgãos municipais de educação com o objetivo principal de defender os interesses e a qualidade da educação municipal, é a secretária de Educação de Balneário Rincão, Jucilene Fernandes.

Indicação

A confirmação do nome de Jucilene ocorrerá no dia 27 de março, durante o Fórum Undime SC, que será realizado em Florianópolis. “A apresentação da chapa acontecerá em março, no Fórum Estadual, mas a composição já foi definida por meio de escolha e indicação dos demais secretários e da atual diretoria, assim como pelo apoio importantíssimo da nossa magnífica reitora e presidente da Acafe, Luciane Ceretta, e da Patrícia, secretária-adjunta da Educação do Estado”, informa a secretária de Educação rinconense, Jucilene Fernandes.

Descentralização

O atual presidente, Alex Cleidir Tardetti, de São Lourenço do Oeste, comentou sobre a troca de comando da entidade. “Desde que assumi, representando a região Oeste, levei para a instituição a descentralização da Undime. Ou seja, que saísse dos grandes municípios e passasse a estar presente em todas as regiões. Avançamos bastante nesse ponto. Apoiar a região Sul vai ao encontro do propósito de expandir a Undime para todos os cantos, principalmente para aqueles que nunca tiveram vez. Tenho grande carinho pelo Sul, pela Juci, pela Ceretta, e, por isso, estou convicto de que a Undime e a educação continuarão em boas mãos”, disse Tardetti.

Pauta importante a defender

O papel da Undime-SC é fortalecer as administrações e dirigentes municipais na área da Educação para garantir a expansão e a melhoria da qualidade do ensino na escola pública municipal. Logo, quando o tema é educação pública, a Undime está sempre presente, seja na educação infantil, na educação de jovens e adultos, no ensino no campo, indígena, quilombola, no ensino fundamental, na alfabetização, na educação inclusiva ou na educação para a paz. Temas como carreira e formação dos trabalhadores em educação, gestão democrática, políticas públicas sociais e articulação com os governos, a sociedade, a família, a criança e o jovem estão constantemente em pauta.
“O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma pauta importante, assim como a formação continuada dos professores e a Escola de Tempo Integral”, projeta a futura presidente da Undime.

Programação em março

A posse da nova diretoria da Undime acontecerá dentro da programação do Fórum Undime SC. O evento será realizado na capital catarinense, de 25 a 27 de março, no Centro de Convenções Oceania.

Participação

Deverão estar presentes secretários de educação, técnicos e educadores da rede pública municipal dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, que desejam renovar sua bagagem de conhecimentos.

Leia a matéria completa na edição desta segunda-feira, dia 24, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

O post Região Sul poderá assumir presidência estadual da Undime apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.