Criciúma
Alexandra Cavaler
[email protected]
Há 11 anos pintando e colorindo vários espaços em diversas cidades catarinenses e de outros estados, Lucas Brito, o Trapo em meio aos grafiteiros, expressou sua criatividade e mostrou a beleza de sua arte também em Criciúma. Ele conta a sua experiência na cidade a qual, segundo Trapo, é uma potência urbana do Sul catarinense.
“Fui convidado a pintar em Criciúma no evento Festival Criciumense de Hip-Hop, e como a pintura era no centro da cidade, resolvi trazer algo que tivesse ligação com o lado emocional, e que também tivesse um carinho no imaginário da população como, por exemplo, o ‘Tigre’, mascote do time de futebol, e a força de trabalho do minerador que se arriscaram pra tirar seu sustento. Algo que também é bem forte em Criciúma, é a diversidade cultural de imigrantes que ajudaram a edificar a cidade”, declarou acrescentando que acredita muito no poder do Graffiti e do Hip-Hop. “A arte para mim é uma válvula de escape, nossa cultura chega onde outras culturas não conseguem acessar. Inclusive, para esse trabalho em Criciúma tive algumas inspirações. Gosto muito do estilo cartoon e me inspiro muito nos quadrinhos brasileiros dos anos 80, como Glauco com o ‘Bob Cuspe’ e a Laerte com os ‘Piratas do Tietê’, e desenho mais atuais que exaltam a brasilidade como o ‘Irmão do Jorel’”.
Material
Na sua arte, normalmente, Trapo utiliza spray, que é próprio pra Graffiti, pois ele tem uma válvula diferente e a pressão dela é mais baixa, o que facilita o controle do traçado. “Porém uso muita tinta base de água pra fazer render a arte. No meu ateliê gosto de misturar varias técnicas, como serigrafia, com spray, canetas e tinta acrílica, a arte é experimentação, e curtir o processo”, enfatizou.
Acompanhe por meio do Instagram @instalako e @kxoteoficial, ou www.kxote.com.br.
Leia a matéria completa na edição desta quinta-feira, dia 27, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.
O post Lucas Brito, o Trapo em meio aos grafiteiros, colore Criciúma apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.