Escola de Criciúma recebe premiação em olimpíada nacional

Criciúma
Ana Lúcia Pintro/Especial
[email protected]

A Escola Municipal Dionízio Milioli, localizada no bairro Ana Maria, em Criciúma, foi uma das 54 instituições brasileiras vencedoras da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef). O prêmio de R$ 100 mil foi convertido em um laboratório de informática. “Já recebemos o kit que contém 17 notebooks, três impressoras e um data show. Organizamos uma homenagem para agradecer o trabalho dos professores. Nossos alunos contribuíram com bons resultados”, informou a diretora Izabel Cristina Fernandes Cunha.

As professoras Marlene Beloli, Andreia Gimenez, Kamila e Daniela Bardine participaram de uma formação didática e técnica e repassaram os conhecimentos adquiridos às turmas do 6º ao 9º ano, preparando-os para as provas que abordam conteúdos sobre economia, finanças pessoais, investimentos e instituições financeiras. Os estudantes conquistaram três medalhas de prata, uma de bronze e cinco menções honrosas. “Eu fiz a inscrição porque educação financeira é um assunto muito importante. Eles precisam aprender a investir desde jovem, saber onde aplicar, onde é mais vantajoso. São lições de economia, de como controlar gastos e orientações para não comprar desordenadamente. Quando receber algum dinheirinho saber como guardar um pouquinho. Foi isso que eles estudaram na trilha disponível no site da olimpíada”, explicou a professora Marlene.

Aluna destaque

A estudante Sarah Rodrigues Maria, de 13 anos, do 8º ano, teve um destaque especial na competição. Com um excelente desempenho, conquistou uma medalha de prata e representou a escola na cerimônia de entrega da premiação realizada em Brasília, no dia 19 de março. O evento contou com a presença do secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “O ministro fez um discurso explicando a importância da economia e do estudo para os cidadãos brasileiros. Ele falou que o futuro depende de nós. Eu aprendi que o estudo dá resultado. Agora foi só o começo e eu não vou parar mais de estudar”, afirmou a estudante.

Mais de 500 mil alunos participantes

Célia Cristina Rodrigues, mãe da estudante, foi sua acompanhante. “Ter essa oportunidade de viajar com ela e conhecer Brasília foi muito gratificante. Ela sempre foi disciplinada, não gosta de falar muito, prefere ficar atenta nas tarefas. Ver minha filha no caminho certo me deixa muito feliz”, comentou.

Duas escolas em cada estado foram sorteadas. Em Santa Catarina, os prêmios foram para Criciúma e São Bento do Sul. As professoras aguardam outro sorteio que acontecerá no final deste mês e podem receber R$ 8 mil cada uma.

A primeira edição da Olitef contou com a participação de 546 mil alunos de 9 mil escolas em 2.234 cidades. As inscrições para a etapa de 2025 já estão abertas e seguem até 1º de setembro. A prova está marcada para o dia 9 de setembro.

Leia a matéria completa na edição desta quarta-feira, dia 26, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

O post Escola de Criciúma recebe premiação em olimpíada nacional apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.