Araranguaense vai a Brasília para doação de medula óssea

Araranguá
Alexandra Cavaler
[email protected]

Doador de sangue desde 2014, o araranguaense Evandro Santana também está no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) desde 2017. E para a surpresa dele, no dia 2 de julho deste ano recebeu um e-mail confirmando a compatibilidade com um paciente. Evandro viaja nesta sexta-feira, dia 27, a Brasília, onde vai passar pelo procedimento de retirada da medula. Ele fala sobre os múltiplos sentimentos que envolvem o processo, desde o recebimento do chamado até a expectativa da viagem.

“Quando eu recebi o e-mail, a primeira sensação foi de insegurança, de saber se realmente aquilo ali era verdade ou era alguém querendo usar os meus dados, CPF, enfim, para fazer alguma sacanagem. Mas de maneira clara, procurei primeiro buscar a informação correta no local mais certo que era o Hemosc de Criciúma. Depois disso, eu confesso que fiquei muito contente com a situação e com a possibilidade de realmente poder ser um doador de medula óssea. Inclusive, eu costumo dizer para as pessoas que a gente vem conversando nesses últimos dois meses, que ser compatível com uma pessoa e, talvez, muito provavelmente, salvar a vida dela, é indescritível. Até porque a gente não salva só uma vida, e sim de uma família toda. E eu me ponho no lugar de um pai, de uma mãe, um tio, enfim, porque a gente não sabe se o receptor é uma criança ou uma pessoa mais velha, mas a gente se põe no lugar daquela família que com certeza, se não todos, mas a grande maioria tentou fazer a tipagem para ver verificar a compatibilidade, e nenhum deles foi positivo. Então, poder fazer o bem para uma pessoa não tem preço que pague”, ressaltou.

SAÚDE

Santana ressalta ainda o quanto é valioso ver um familiar ou um amigo se recuperando de problemas de saúde. “Quem já passou sabe o quanto dói uma perda, mas também reconhece o quão satisfatório é ver a pessoa restabelecer a saúde. E é sobre isso, se a gente puder fazer o bem a gente sempre vai fazer qualquer outra coisa.”

Leia a matéria completa na edição deste fim de semana do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

O post Araranguaense vai a Brasília para doação de medula óssea apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.