Veja as justificativas da desembargadora para a soltura de Salvaro

Nesta quinta-feira, dia 26, a desembargadora relatora do processo, Cinthia Schaefer, publicou despacho de soltura do ex-prefeito Clésio Salvaro, abordando suas justificativas para a decisão. Clésio foi detido durante a Operação Caronte, que investiga esquema de fraude na contratação de empresas e serviços funerários em Criciúma.

No documento, a relatora detalha o caso, argumentando que o Ministério Público exclui a corrupção, mas aponta suposto envolvimento do prefeito em organização criminosa e delitos relacionados a licitações e contratações públicas.

A relatora afirma que a apreensão de documentos sigilosos indica que Salvaro tinha conhecimento prévio da organização criminosa. Para ela, o conhecimento prévio dos crimes e a inação do Prefeito sugerem, em tese, sua conivência com as irregularidades investigadas.

No entanto, Cinthia destaca que Clésio Salvaro se envolveu ativamente na Prefeitura para combater supostas irregularidades nos serviços funerários de Criciúma, criando uma comissão para investigar os fatos após o início da apuração.

A desembargadora acredita que substituir a prisão preventiva por medidas cautelares é suficiente para garantir a continuidade das investigações e prevenir novos crimes. Segundo ela, “primeiro, porque todos os citados ostentam predicados pessoais favoráveis, isto é, são primários, possuem residência fixa e renda lícita. Depois, porque a investigação está encerrada, a denúncia foi ofertada e eles já apresentaram defesa preliminar”.

As medidas cautelares impostas a Clésio Salvaro incluem o uso de tornozeleira eletrônica, suspensão de funções públicas por 120 dias, proibição de contato com denunciados e testemunhas, acesso à Prefeitura e órgãos municipais, além de restrições em redes sociais e entrevistas.

O afastamento de Salvaro de cargos públicos por 120 dias determina que ele não retorna ao seu mandato, que encerra no final do ano. Durante este período, o prefeito em exercício Ricardo Fabris, continuará comandando o Paço Municipal.

O post Veja as justificativas da desembargadora para a soltura de Salvaro apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.