BYD recolhe quase 97 mil carros por risco de incêndio na China

A montadora de carros elétricos e híbridos BYD, surpreendeu ao fazer uma chamada de recall para quase 97 mil carros do outro lado do planeta. Na China, sede da empresa, os automóveis elétricos Dolphin e Yuan Pluspor foram convocados por uma falha de fabricação, que pode causar incêndios.

O procedimento que convoca o proprietário de um produto para que ele o leve a um local autorizado para reparo ou substituição, foi motivado por um erro na direção elétrica do veículo.

Fabricados entre os anos de 2022 e 2023, a placa do circuito do controlador dos carros pode sofrer microfissuras nos capacitores. Isso gera curto-circuitos, superaquecimento e consequentemente incêndios.

O Dolphin e o Yuan Plus foram os dois modelos mais vendidos da BYD em 2023, totalizando 26% dos três milhões de carros vendidos no ano, de acordo com dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.

Foto: China Daily via REUTERS

Brasil será afetado?

A montadora, que também está presente no Brasil e entre janeiro e agosto deste ano, o Dolphin EV já emplacou mais de 12 mil unidades no estado enquanto que o Yuan Plus (Atto 3 na China) registrou 1.690 unidades.

No entanto, a BYD Brasil divulgou uma nota nesta segunda-feira, dia 1º, ressaltando que os veículos no Brasil não possuem as mesmas falhas.

“Sobre as informações do recall de alguns veículos elétricos Dolphin e Yuan Plus, a BYD Brasil esclarece que se trata de medida relacionada exclusivamente a carros que circulam na China”, informou a fabricante. “São produções diferentes dos veículos para exportações, o que torna o tema apenas do mercado interno chinês, sem relação alguma com os modelos em circulação no Brasil”, salientou.

Ricardo Ghigonetto, da Assessoria de Imprensa da BYD Brasil, confirmou ao portal Tribuna do Paraná que os modelos vendidos aqui, não são os mesmos do mercado chinês. Além disso, há as alterações feitas na “tropicalização”, que incluem especificações técnicas adaptadas às legislações e necessidades de cada mercado. Essas adaptações são analisadas antes do início das vendas.

O post BYD recolhe quase 97 mil carros por risco de incêndio na China apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.