Balneário Rincão chega aos 21 anos em franco crescimento

Tiago Monte

Criciúma

A cidade de Balneário Rincão, outrora conhecida como a “praia da Amrec”, completa 21 anos hoje, dia 3 de outubro, em pleno crescimento econômico e populacional. Com, cada vez mais, características de município consolidado, o Rincão vê o número de moradores aumentar de forma rápida. “A população do Rincão, no último censo, era em torno de 12 mil pessoas. Hoje, já ultrapassa os 20 mil, tranquilamente. Houve, realmente, um acréscimo. A gente nota nos condomínios, na Vila Suíça, na própria Pedreira, na parte central do Rincão, Zona Sul, Zona Norte… em todos os locais houve esse acréscimo muito grande da população fixa”, comenta Nestor Back, engenheiro da Secretaria de Infraestrutura, Pesca e Meio Ambiente de Balneário Rincão.

Para ele, não existe mais a intertemporada. “Hoje, usando uma frase de efeito, ‘é verão o ano inteiro’, porque, mesmo no inverno, se dá um pouquinho de tempo bom, pode-se notar muitas pessoas caminhando no calçadão, caminhando à beira-mar…  E isso não tinha, há alguns anos”, comenta.

Com o aumento da população residente na cidade, houve também o crescimento dos atrativos. “Antigamente, até os veranistas, e as pessoas que frequentam mais em finais de semana, comentavam que tinha pouco atrativo no Rincão e que não tinham muito o que fazer, então, agora, tem bares e restaurantes abertos o ano inteiro e com bastante movimento. Recentemente, eu fui em um restaurante, em um domingo, fora da temporada, e eu tive que enfrentar fila. Isso é uma coisa que há uns anos não existia. Hoje, a temporada se estende. Antes, era dezembro, janeiro e fevereiro, no máximo. Hoje, nós temos movimento já a partir de setembro.E mesmo no próprio inverno: já não existe mais aquele Rincão só do verão”, pontua Nestor.

Infraestrutura leva mais qualidade de vida à população

Nestor destaca que o investimento em infraestrutura é constante na cidade. “Foi feito o calçadão, que tem hoje, praticamente, cinco quilômetros. Então, em termos de infraestrutura, melhorou bastante e sensivelmente, principalmente por causa de pavimentação”, comenta.

Para o engenheiro, o desenvolvimento do Plano Diretor também deu mais desenvolvimento à cidade.  “Com relação à infraestrutura, um dos maiores passos que foi dado, foi o plano diretor que norteou as construções e também a mobilidade urbana. Houve uma significativa mudança através de pavimentações, com lajota e com asfalto”, diz. “Por isso se lutou por essa melhoria da infraestrutura. Inclusive isso já dá mais segurança para a população”, completa.

Nestor ressalta que muitas empresas estão chegando ao Rincão. “Diversas empresas, muitas mesmo. se implantaram no Rincão, inclusive, vindo de outros municípios próximos, e isso alavancou bastante a economia da cidade”, pontua.

O aumento no número de moradores obriga a administração municipal a investir no crescimento local. “Esses atrativos que trouxeram a população para cá, forçam o poder público a aumentar mais ainda as ações com relação à infraestrutura, porque pavimentação existe. Hoje, diversas ruas estão em andamento, existe muita coisa programada já para a próxima administração. Então está tudo bem encaminhado”, ressalta.

Saiba mais:

EMANCIPAÇÃO: 03 de outubro de 2003

GENTÍLICO: Balneo-rinconense                

POPULAÇÃO: 15.981 (2022)

PREFEITO: Jairo Celoy Custódio (MDB)

ÁREA: 63,420 km²

DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 251,99 hab/km²

Leia o especial dos 21 anos de Balneário Rincão completo na edição desta quinta-feira, dia 3, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 3478-2900 e garanta sua assinatura.

O post Balneário Rincão chega aos 21 anos em franco crescimento apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.