Tigre vence e dá passo importante para ficar na Série A

Tiago Monte

Criciúma

O Tricolor Carvoeiro obteve uma vitória fundamental nas pretensões do time em ficar na Série A do Brasileirão em 2025. Na noite desta quinta-feira, o time treinado por Cláudio Tencati superou o lanterna Atlético-GO por 2 a 0 e se manteve longe da zona de rebaixamento da Primeira Divisão. O capitão Rodrigo marcou o primeiro gol do jogo aos 41 minutos da etapa inicial. Logo a um minuto do segundo tempo, Fellipe Mateus marcou um golaço e fechou o placar. Não foi uma grande exibição do Tigre, nos dois tempos, mas o resultado é importantíssimo na luta pela permanência. Considerando o cálculo de 45 pontos para que o time se garanta na Série A, falta conquistar apenas 10 pontos. Porém, um clube pode se salvar com uma pontuação menor. Restam nove jogos para o encerramento da competição. “É muito importante pontuar dentro de casa contra uma equipe que também está brigando contra o rebaixamento. Pessoalmente falando, é um momento especial porque estou voltando de uma lesão. Estou muito feliz com a equipe e com o meu desempenho”, comenta Fellipe Mateus, ao final do jogo.

O Criciúma começou tentando tomar a iniciativa, mas a primeira chegada foi do time goianiense. Aos dois minutos, Rhaldiney recebeu na área e bateu forte, mas a bola foi na rede pelo lado de fora. Susto em Gustavo. O Tigre tentou responder imediatamente, mas Marcelo Hermes cometeu falta em Bruno Tubarão em jogada pela esquerda. O time goianiense começou a fazer cera e a valorizar o empate já no começo do jogo. Aos seis minutos, Rodrigo foi pressionado por Jan Hurtado e quase falhou, mas Marcelo Hermes corrigiu. Aos nove minutos, Janderson foi derrubado. Falta. Na cobrança, a zaga afastou. Os dois times buscavam o gol e a partida tinha chances para ambos os lados. O time goianiense não ficava apenas na defesa, tentava chegar em contra-ataques. Aos 14 minutos, Janderson bateu escanteio, mas Rodrigo afastou. Na sobra, Jan Hurtado tentou o domínio com o braço. Falta. No minuto seguinte, Dudu tentou cruzar, a zaga tirou parcialmente e Barreto tentou finalizar, mas pegou mal na bola.

Aos 17 minutos, após cruzamento de Dudu, Alejo Cruz colocou para escanteio quando Allano estava pronto para marcar. Na cobrança, o ataque do Tigre pediu pênalti, mas o árbitro nada marcou. A bola teria batido no braço de Roni, mas o juíz não deu nada. O Atlético-GO passou a gostar da partida, muito em função da marcação espaçada do Criciúma. Aos 22 minutos, Bruno Tubarão cruzou da direita e Jan Hurtado não alcançou. A bola atravessou a área do Tigre com perigo. Aos 27 minutos, Newton Júnior bateu forte, de fora da área, mas a bola subiu e saiu. No minuto seguinte, Allano fez grande jogada pela direita, deixou dois marcadores para trás, invadiu a área e deslocou o goleiro, mas a bola bateu no travessão e saiu. O melhor lance da primeira etapa, até então.

Aos 29 minutos, Dudu sentiu lesão no joelho e foi substituído por Claudinho. Aos 32 minutos, após cobrança de falta, Lacava pegou na área e finalizou, mas a bola subiu e saiu. O Atlético ameaçava o Tigre. Aos 34 minutos, Bolasie fez boa jogada pela esquerda e cruzou, o goleiro Pedro Rangel falhou e Allano perdeu o gol sozinho na pequena área. Incrível. Aos 37 minutos, Claudinho pegou a sobra, fora da área, e bateu, mas a bola subiu e saiu. Aos 39 minutos, após jogada rápida, Rhaldiney bateu forte, mas a bola saiu sem direção. Aos 40 minutos, o goleiro Pedro Rangel saiu jogando errado e Allano finalizou, tentando surpreender o goleiro, mas a bola bateu nas costas do zagueiro e saiu. Escanteio. Na cobrança curta, Matheusinho recebeu e cruzou, Rodrigo cabeceou no canto do goleiro: 1 a 0 para o Tigre. O VAR conferiu o lance e confirmou o gol. Aos 45 minutos, Janderson recebeu pelo meio e bateu, mas Gustavo pegou com tranquilidade. Mesmo sem fazer um grande primeiro tempo, o Criciúma sai com vantagem. “Importante sempre sair na frente. Cometemos alguns erros de passes, mas o espírito de determinação fez a gente sair da frente. Agora é corrigir no vestiário pra manter o resultado e tentar ampliar”, comenta o zagueiro Rodrigo, no intervalo.

Gol cedo define o jogo na etapa final

Logo no primeiro minuto da segunda etapa, Ronald, que havia entrado no intervalo, lançou Allano pela direita. O camisa 2 fez grande jogada e cruzou para Fellipe Mateus, que deu um toque sutil e matou o goleiro Pedro Rangel. 2 a 0 em um golaço. O VAR conferiu o lance e confirmou o gol. Aos cinco minutos, Bolasie fez uma boa jogada pela direita, mas demorou para finalizar e perdeu a chance. Na sequência, Claudinho recebeu na área e bateu forte, mas Pedro Rangel fez uma grande defesa e salvou o terceiro gol do Criciúma. Aos sete minutos, Matias Lacava finalizou de longe e Gustavo foi no ângulo superior e colocou para escanteio. Na cobrança, a zaga afastou e o Criciúma puxou um contra-ataque em velocidade. Bolasie tocou para Allano, que recuou para Ronald. O camisa 6 bateu forte, mas a bola subiu e saiu. Aos 15 minutos, Ronald fez boa jogada pela esquerda, mas Alix Vinicius colocou para escanteio. Na cobrança, falta de ataque.

Na sequência, o Dragão tentou pressionar o Criciúma, mas não conseguia concluir com perigo ao gol carvoeiro. O Tigre se segurava na defesa e tentava sair em contra-ataque, mas era apertado pelo Atlético. Aos 27 minutos, Luiz Fernando finalizou de cabeça, mas a bola saiu alta. O Tricolor Carvoeiro não conseguia sair para o ataque. Aos 28 minutos, Roni bateu de longe, mas a bola saiu alta.

Aos 30 minutos, Claudinho lançou Bolasie, que ficou com a bola, frente a frente com Pedro Rangel, tentou driblar o goleiro, mas errou o lance e o camisa 1 pegou nos pés do atacante. Lance desperdiçado pelo atacante de forma inacreditável. Aos 34 minutos, Rhaldiney tentou finalizar, mas a bola subiu. Aos 40 minutos, Allano foi lançado pela esquerda e bateu forte, mas Pedro Rangel defendeu e colocou para escanteio. Antes da cobrança, Allano se estranhou com Joel Campbell e tomou cartão amarelo. O VAR chamou o árbitro João Vitor Gobi, que revisou o lance, mas manteve a advertência e não expulsou o atacante do Tigre. No final, mesmo sem fazer uma grande partida, o Criciúma conquistou três importantes pontos na fuga contra o rebaixamento. “É importante voltar a vencer em casa. É um adversário que vai tirar pontos de outras equipes que estão brigando. A equipe soube ter paciência, controlar o jogo e conquistar o resultado. Parabéns para todos nós”, finaliza Marcelo Hermes.

Campeonato Brasileiro – 29ª Rodada – Série A

03/10 (quinta-feira) – 19 horas – estádio Heriberto Hülse, em Criciúma

CRICIÚMA

Gustavo; Dudu (Claudinho), Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto (Ronald), Newton Júnior, Fellipe Mateus (Marquinhos Gabriel) e Matheusinho (Jonathan); Allano e Bolasie (Felipe Vizeu). Técnico: Cláudio Tencati

ATLÉTICO-GO

Pedro Rangel; Bruno Tubarão (Joel Campbell), Alix Vinicius, Adriano Martins e Alejo Cruz; Roni, Rhaldney (Jean Carlos) e Gabriel Baralhas; Matias Lacava (Shaylon), Jan Hurtado (Derek) e Janderson (Luiz Fernando). Técnico: Umberto Louzer

Arbitragem: João Vitor Gobi; Auxiliares: Daniel Paulo Ziolli e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (trio de SP); VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ); AVAR: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Alexandre Vargas Tavares de Jesus (SC).

GOLS: Rodrigo (41/1T) e Fellipe Mateus (1/2T)

Cartões Amarelos: Allano (C); Pedro Rangel, Alejo Cruz, Alix Vinícius e Luiz Fernando (A)

Cartões Vermelhos: Não houve

Público: 12.343

Renda: R$ 452,720,00

O post Tigre vence e dá passo importante para ficar na Série A apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.