Conheça as propostas dos pré-candidatos a prefeito de Morro da Fumaça

Morro da Fumaça
Paulo Paixão
[email protected]

Até o próximo dia 5 de agosto, os partidos políticos deverão confirmar através de convenções os nomes que estarão nas urnas em outubro para disputar as eleições municipais. Até que não sejam confirmados, os nomes ainda são tratados como pré-candidatos. Em Morro da Fumaça, a eleição para prefeito poderá ter três candidaturas. São pré-candidatos a prefeito Eduardo Sartor Guollo (Progressistas), Mario Matias Steinback (PT) e Ricardo Pacagnan (PL).

A reportagem conversou com os pré-candidatos sobre economia, saúde, educação e infraestrutura. O pré-candidato pelo PL, Ricardo Pacagnan, declinou da entrevista, justificando que o plano de governo ainda está sendo montado.

Confira o que pensam Eduardo e Mario sobre para os temas sugeridos pelo TN.

Eduardo Sartor Guollo (Progressistas)

Atual vice-prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo (Progressistas)
é graduado em Administração e tem 38 anos

ECONOMIA

“Morro da Fumaça é um município muito bem localizado, com diversas potencialidades, e por meio das ações que a administração construída junto com o prefeito, Noi Coral, conseguimos impulsionar o desenvolvimento da cidade. Hoje, Morro da Fumaça é a quarta cidade que mais cresceu, proporcionalmente, em 2023, de acordo com os dados da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina. Neste sentido, no aspecto da economia, o trabalho será concentrado na manutenção e ampliação de diversas linhas de trabalho que ao longo dos últimos oito anos estamos implementando visando impulsionar o desenvolvimento econômico do município. Como, por exemplo, a lei de incentivo e atração de novos negócios, a contratação de consultorias para a implementação do programa Cidade Empreendedora, a formação de mão de obra qualificada e a implantação de duas áreas industriais que já são realidade na cidade. Com base no conhecimento adquirido nesses anos de trabalho ao lado do prefeito Noi, e ao longo da minha formação acadêmica em gestão pública, acredito que o desenvolvimento é um processo que acontece em cadeia, envolvendo diversos setores e que demanda desburocratização. Dessa forma, projeto a implantação de um Centro de Educação Profissional, para facilitar a formação de profissionais de acordo com a demanda apresentada pelas empresas e também a ampliação da Sala do Empreendedor, de modo que ela possa se tornar a porta de entrada para um atendimento integrado com todos os serviços do município à disposição do empreendedor. Além disso, manter o diálogo com a Fiesc e com as associações do meio empresarial colocando nosso município em evidência para a atração de novas possibilidades e ao mesmo tempo difundir o conceito de inovação e crescimento constante. Tudo isso, sem deixar de apoiar e incentivar o crescimento do setor agrícola e industrial que atualmente movimentam a economia do município e merecem igual atenção.”

SAÚDE E EDUCAÇÃO

“Na educação, almejo continuar melhorando a estrutura das escolas. Por meio da nossa administração, já fizemos duas escolas novas no município, ampliações e inúmeras melhorias nas demais, mas sempre é possível continuar otimizando. Hoje a nossa rede de ensino municipal é referência para muitos municípios, com laboratórios de ciências, tela interativa, bibliotecas renovadas e merenda diferenciada. As demandas no aspecto da inclusão também são diversas, visto que o aumento do número de alunos com o diagnóstico fechado para autismo e outros transtornos cresce diariamente. Ainda, dentro da capacidade orçamentária do município, o nosso objetivo é ampliar o atendimento no contraturno escolar, com programas e projetos que possam atender o jovem, a criança ou adolescente. Hoje já temos os Centros de Educação Infantil com atendimento em período integral. Na saúde, além de ampliar e melhorar os programas já existentes, vamos trabalhar forte na prevenção. Além do Centro de Especialidades que conseguimos implantar, almejo ampliar o serviço voltado à reabilitação dos pacientes. Hoje já temos o serviço de fisioterapia e hidroginástica em funcionamento, nosso objetivo é ampliar a oferta desses serviços. No aspecto da prevenção, a exemplo do programa Coração do Futuro, um projeto inovador no estado que viabiliza acompanhamento especializado aos pacientes, vamos implantar um programa de incentivo à prática de atividade física, contribuindo para a redução dos casos de depressão e obesidade. Com base no sucesso que foi a ampliação do horário de atendimento da Unidade de Saúde Central até as 20h, nosso objetivo é viabilizar a ampliação do atendimento em outras unidades com localização estratégica. Outro ponto crucial é a construção de um canal de diálogo com a administração do Hospital São Roque para humanizar o atendimento.”

INFRAESTRUTURA

“O trabalho no âmbito da infraestrutura é amplo, entre os nossos principais objetivos estão: a continuação do programa de pavimentação, que hoje já contemplou mais de 120 ruas, e alcançar a totalidade das vias nos bairros e ao mesmo tempo avançar no interior, pavimentando acessos importantes, levando o desenvolvimento para o interior da cidade, qualidade de vida e criando novas oportunidades. No âmbito da mobilidade e urbanismo, as vias com maior movimento devem receber pavimentação asfáltica, renovação ou construção de calçadas, substituição das pontes de madeira por estruturas de concreto e, nos pontos com maior demanda, a implantação de ciclofaixas. Promover uma ampla discussão acerca do transporte público no município, entre moradores e a classe empresarial, para que uma alternativa viável e efetiva possa ser implementada. Melhorar os espaços voltados à prática de esportes e implantar áreas de lazer, com o objetivo de estimular a prática de atividade física e ao mesmo tempo incentivar a economia local, por meio da criação de novos atrativos gastronômicos e de entretenimento. Este projeto está diretamente ligado com a consolidação da rota turística rural, religiosa e esportiva que está em fase de implantação no município. Falando de serviços essenciais, almejamos avançar na implantação da rede de esgoto da cidade, iniciada neste ano. Ampliar as estações de captação de água com o objetivo de maximizar a nossa capacidade de captação e assim aumentar a reserva de água. E ainda, aliando infraestrutura, economia e sustentabilidade, implementar uma usina de energia solar que possa abastecer todas as repartições públicas da municipalidade.”

Mario Matias Steinback (PT)

Mario Steinback, 64 anos, é trabalhador da construção civil e é pré-candidato
pelo Partido dos Trabalhadores

ECONOMIA

“Há dois aspectos a ser suscitados aos moradores e eleitores. Primeiro é com relação à economia doméstica, cujos efeitos já são sentidos na despensa/na geladeira, ou seja, com a melhora significativa da economia do país (crescimento real do salário mínimo, o qual também reflete para os aposentados e pensionistas), com os programas sociais do Governo Federal como o Bolsa Família e tantos outros, podemos dizer com segurança que a população que mais precisa em Morro da Fumaça já está vivendo melhor. No nosso possível mandato estas pessoas terão sempre preferência quando o assunto for para melhorar a qualidade de suas vidas. Segundo é com relação à economia empresarial. No geral, ficou estagnada, e aqueles que mesmo num cenário tão adverso conseguiram se desenvolver, vimos como verdadeiros heróis, por manter ativas às suas empresas e proporcionar empregos e renda à nossa população ativa. Por sua vez, o Município de Morro da Fumaça possui há muito tempo área industrial estabelecida, no entanto, é lastimável que nenhuma empresa até hoje tenha se instalado no local, e, de quebra está em implantação outra área distinta com a mesma finalidade. Assim sendo, as pré-candidaturas Mario Steinback e Dr. Jairo Sant’ Anna estarão, com o auxílio do Governo Federal e dos deputados federais: Pedro Uczai e Ana Paula Lima, buscando e concretizando a instalação em uma de nossas áreas industriais de uma usina de energia solar para produzir energia limpa e com bastante tecnologia, o que proporcionará uma referência industrial em nossa região e novo aspecto paisagístico para nossa Morro da Fumaça, e, que atrairá mão de obra especializada, desenvolvimento econômico e novos postos de emprego para nosso povo. Vamos também divulgar e incentivar para que novas empresas se instalem nessas áreas. Em relação aos pequenos e médios empresários, a Administração Municipal será parceira para que possam desenvolver suas atividades e a estrutura municipal será direcionada não para punir ou proibir a atividade, mas sim instruir e auxiliar a resolver as questões burocráticas e as correções de irregularidades que por ventura tenham. Nosso total apoio também aos agricultores familiares e aos artesãos(ãs).”

SAÚDE E EDUCAÇÃO

“Em relação à saúde, uma eventual administração Mario Steinback e Dr. Jairo Sant’ Anna, terá como foco, ao invés de concentrar em efetuar pseudo-atendimentos, a resolutividade da atenção primária (ou seja, a pessoa humana). Isto é, a resolutividade da dificuldade pessoal iniciará no momento em que procurar a UBS/ESF. Exemplificando para melhor compreensão: a pessoa será atendida primeiramente por um profissional habilitado na saúde (a preocupação com burocracia será em um segundo momento), que, depois do pré-atendimento, encaminhará ao clínico geral e este, por sua vez, entendendo que há necessidade de avaliação especializada ou exames médicos, requisitará e a UBS/ESF providenciará a realização dos exames solicitados e da avaliação especializada, o que não poderá ultrapassar 30 dias e, dependendo do caso, será com urgência. O modelo atual de gestar a saúde pública está ultrapassado e tem como foco a burocracia e não a solução do problema da pessoa. Assim, implantaremos um modelo piloto de atendimento que foque na resolução da dificuldade reclamada da pessoa em uma das unidades para que a população perceba a diferença do trabalho. Haverá também diálogo e parceria com as outras instituições que prestam serviços de saúde e educação em saúde, sobretudo, com o Hospital de Caridade São Roque. Quanto à educação, devemos reforçá-la aprimorando o conhecimento do aluno, formando assim pessoas mais bem preparadas para a vida, investir numa boa merenda escolar e incentivar a prática esportiva. Criação de creches em tempo integral para que os pais possam trabalhar.”

INFRAESTRUTURA

“Construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a implantação da rede de esgoto em todo o município. Para isto, estaremos buscando recursos junto ao Governo Federal na ordem de R$ 72 milhões, com o apoio total dos deputados federais Ana Paula Lima e Pedro Uczai. A construção desta ETE deverá ser feita em área que não prejudique a população local estabelecida. Portanto, o Bairro Naspolini numa possível administração Mario e Dr. Jairo não será afetada com tal obra. O que pensamos para o Bairro Naspolini é a construção de um parque, onde a população possa usar para lazer e divertimento. Recuperação/desassoreamento do Rio Urussanga. Este projeto tem que sair do papel e é neste mandato do Governo Lula que será possível, não podemos mais perder tempo, pois a cada enchente a população que mora nas áreas baixas próximo ao rio é afetada, e os ceramistas, principalmente os que têm suas empresas no Picadão Paladini, acumulam prejuízos e mais prejuízos. Mobilidade Urbana: quem trafega pelo centro de Morro da Fumaça sabe o quanto é difícil. Temos hoje a rua Nereu Ramos, a rua Dep. Antônio Guglielmi Sobrinho, a rua Pref. Paulino Bif, a avenida Inocente Pagnan (trecho da Lotérica), que são ruas que foram pavimentadas há mais de 40 anos e encontram-se em estado precário. Temos hoje somente a rua 20 de Maio e a rua Prefeito Vergínio Maccari em bom estado de conservação, onde concentram quase todo o fluxo de veículos, e que, em horários de pico ficam saturadas. Por isso é necessário que façamos a repavimentação de todas as ruas centrais que estejam em estado ruim, melhorando desta forma a mobilidade das pessoas e veículos e, contribuindo para a expansão do nosso comércio. E por fim, conclusão e efetivação das ciclovias.”

Leia mais matérias completas na edição desta segunda-feira, dia 29, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

O post Conheça as propostas dos pré-candidatos a prefeito de Morro da Fumaça apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.