Eder anuncia aposentadoria do futebol profissional em coletiva

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira, dia 30, o atacante Eder anunciou oficialmente a sua aposentadoria do futebol. A coletiva contou com a presença do presidente Vilmar Guedes e do gerente de futebol Wilson Waterkemper, o Wilsão.

Após o jogo contra o Atlético Mineiro, o atleta irá se tornar o superintendente de futebol do Criciúma Esporte Clube, provavelmente juntamente com Juliano Camargo, que vai assumir o cargo deixado por Alex Brasil.

O presidente Vilmar Guedes iniciou a entrevista, reverenciando o atacante de 37 anos. “Eu diria que o Eder é a maior referência que tivemos na história dos 77 anos do clube. Se fôssemos simplesmente agradecê-lo, acho que não espelharia a realidade do que ele representou e representa para o clube”, contou.

A partida de despedida do ídolo do Tigre será neste sábado, às 20h, contra o Atlético Mineiro no Majestoso. “Pra mim hoje é um dia especial, por que hoje eu comunico à vocês que tomei a decisão de que sábado contra o Atlético Mineiro fazer a minha última partida como atleta profissional e como jogador do Criciúma”, explicou o atacante.

Eder ainda contou que o planejamento de sua aposentadoria começou ainda antes da vitória contra o Botafogo no Heriberto Hülse. “Isso levou um tempo, antes do jogo contra o Botafogo em casa, tive o primeiro contato com o presidente Guedes. Externei pra ele essa minha vontade, minha dificuldade de conseguir chegar nos jogos do modo que eu gostaria, do sacrifício que eu estava fazendo”, relatou. Semanas depois, ele se reuniu com o treinador Cláudio Tencati, em São Paulo, e comunicou o desejo.

O jogador contou toda a sua trajetória no futebol, emocionado. “Olhando um pouco o filme da minha carreira, não poderia ser melhor. Comecei aqui, como o Wilsão falou, como todos sabem, a dificuldade de um jovem querendo ser um atleta profissional, e aqui no Criciúma eu consegui. Girei 13, 14 anos fora do Brasil, para hoje o filme estar se encerrando da melhor maneira possível. Parece muito tempo, pela forma de como foi intenso esse um ano e meio, então em pouco tempo conseguimos junto ao grupo um bicampeonato, um acesso e uma Recopa”, informou.

Eder terminou os relatos agradecendo todos os profissionais do clube e a torcida. “A esse elenco, a todo o grupo que hoje está ali comigo, a quem estava ano passado, a quem chegou esse ano, ao mister Tencati, aos diretores, todos dentro do clube. E também essa torcida maravilhosa que me recebeu. Lembro quando o Eder “moleque” ia entrar em campo eles cantavam por mim e hoje o carinho o carinho que eles tiveram por mim no meu retorno, eu acho que é um final que deixa meu coração tranquilo. Eu entreguei o máximo que eu poderia entregar de coração pelo clube. Eu me apresentei pra jogar só a Recopa e depois continuei, e o sacrifício que eu fui levando para conseguir chegar até aqui hoje não era fácil, então por isso essa decisão. Vou continuar essa semana fazendo esse sacrifício porque a coisa é importante. Pra mim é um momento especial, mas não é festa, porque sábado nós temos um grande jogo, muito difícil, e eu acho que o objetivo maior é sempre o grupo, o elenco e o clube. Nunca o individual vai ser maior que o clube”, finalizou.

O atacante da camisa 23, ídolo da torcida carvoeira e natural de Lauro Müller, realizou sua estreia em 2004, aos 18 anos. Em 2005, ele foi campeão catarinense pelo Tigre. O jogador também teve passagens pelo futebol italiano, onde se naturalizou pela seleção europeia, na qual disputou 26 partidas, marcando seis gols. Após a passagem de 13 anos na Itália, se transferiu para o futebol chinês. Em 2021, retornou ao futebol brasileiro, para jogar pelo São Paulo.

No ano passado, retornou ao Criciúma, onde conquistou mais dois títulos catarinenses, a Recopa Catarinense, além do acesso para a primeira divisão, após 10 anos. Hoje, aos 37 anos, Eder se aposenta, com 25 gols em 100 jogos (101 após o Atlético-MG no próximo sábado) com a camisa carvoeira.

O post Eder anuncia aposentadoria do futebol profissional em coletiva apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.