Dia do Médico: Amor e dedicação à profissão

Criciúma
Alexandra Cavaler
[email protected]

F ormada há 14 anos em medicina, com especialização em pediatria e gastropediatria, a doutora Caroline de Moraes Penno, médica do Hospital Materno-Infantil de Criciúma (Hmisc) faz revelações sobre a escolha da área de atuação, dos momentos felizes ao receber o sorriso de uma criança e das frustrações nos momentos mais difíceis do cotidiano médico. Ela é a personagem especial desta edição que homenageia todos os profissionais neste Dia do Médico, celebrado nesta sexta-feira, dia 18 de outubro.

“Eu sou formada desde 2010, mesmo ano em que comecei trabalhar na área, depois fiz as residências, e segui trabalhando. Assim, em dezembro deste ano completo 14 anos da realização de um sonho que foi se construindo ao longo das experiências acadêmicas. Digo isso porque na verdade minha primeira opção foi Farmácia. Fiz vestibular, fui aprovada, mas desisti. No ano seguinte iniciei no curso de Medicina e posso afirmar que se eu tivesse que decidir novamente, minha escolha seria a mesma de 14 anos atrás”, destacou Dra. Carol.

Experiência

A gaúcha que está em Santa Catarina desde 2015 teve sua formação realizada no seu estado natal, Rio Grande do Sul. “Sou natural de uma c idade do interior gaúcho, São Gabriel, estudei em Pelotas e trabalhei aqui no estado em 2010 e 2011. Fiz a prova de rsiência médica, passei e retornei para Porto Alegre, onde eu terminei minha formação em pediatria e gastropediatria. Mas, como a minha família já havia morado em Santa Catarina e tinha o desejo de voltar para cá, foi o que fizemos. Nos mudamos em 2015”.

Questionada sobre quem foi sua inspiração ou a incentivou a ser médica, ela conta que um médico da cidade, muito atuante e conhecido, foi a sua maior inspiração. “Meu pai engenheiro, minha mãe é professora, e minha irmã foi a primeira na família a iniciar o curso de medicina, hoje ela é endocrinologista. Mas em nossa cidade, havia um obstetra, sabe aquele médico da família? Atendeu minha avó, minha mãe, tias. Ela era muito conhecido, querido e atuante na cidade. Posso dizer que ele foi uma das minhas referências na área e também inspiração. Ver o trabalho do Dr. Camargo na época da minha infância contribuiu com a minha decisão”, disse a pediatra.

Leia a matéria completa na edição deste final de semana do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

O post Dia do Médico: Amor e dedicação à profissão apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.