Criciúma
Edson Padoin
[email protected]
Neste mês, a Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Criciúma (DJC) comemora 39 anos de existência, celebrando quase quatro décadas de trabalho árduo e dedicação no tratamento de dependência química. Fundada em 1985, a instituição se destaca como a primeira comunidade terapêutica de Santa Catarina, acumulando uma vasta experiência e um histórico notável de recuperação. No entanto, a celebração vem acompanhada de desafios financeiros significativos devido à falta de contrato para convênios com o Governo Federal.
A trajetória do DJC começou nos anos 70 com um trabalho de prevenção ao uso de drogas em Criciúma. No entanto, a demanda por tratamento emergiu com força nos anos 80, levando à criação do Centro de Recuperação. “Em 1978, começamos a fazer um trabalho de prevenção na cidade. Com o aumento da demanda nos anos 80, estabelecemos o Centro de Recuperação”, lembra o Pastor Vânio de Oliveira, presidente do Desafio Jovem e da Federação das Comunidades Terapêuticas de Santa Catarina (Fecotesc). Ele acrescenta que a instituição foi pioneira em Santa Catarina no tratamento de dependência química na modalidade de comunidade terapêutica.
“É uma instituição que está com certeza entre as melhores no que diz respeito ao tratamento na modalidade de comunidade terapêutica. Nosso trabalho é receptivo às pessoas que querem se tratar. Nós não acolhemos e nem internamos o involuntário e nem por decisão judicial. As pessoas precisam querer”, detalha.
ATENDIMENTOS
Desde sua fundação, o Desafio Jovem já realizou mais de 50 mil atendimentos e mais de 10 mil acolhimentos. “Mais de três mil pessoas foram restauradas e recuperadas ao longo desses 39 anos. Ver os pacientes recuperados é o que nos move”, destaca Pastor Vânio. Muitos ex-internos se tornaram profissionais de sucesso, adquiriram bens e constituíram famílias, testemunhando o impacto positivo do DJC em suas vidas.
Leia a matéria completa na edição desta quarta-feira, dia 30, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.
O post Desafio Jovem Criciúma: 39 anos transformando vidas apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.