Tiago Monte
Criciúma
O coringa é aquela carta de baralho que, em certos jogos, muda de valor, de acordo com a combinação que o jogador tem em mão, mas também é aquele jogador versátil que atua em várias posições na equipe. A segunda definição combina bem com o volante Newton Júnior, do Criciúma. Ele já atuou mais avançado, recuado e deslocado pelos lados do campo. Com essa versatilidade, ele conquistou um lugar no time e a confiança do técnico Cláudio Tencati. “Como eu falei pra ele (Tencati), na conversa que a gente teve, eu estou aqui pra ajudar o Criciúma. Seja lá em qual posição ele me botar pra jogar, eu vou tentar dar meu melhor pra ajudar o clube”, diz.
O jogador pode jogar atacando ou defendendo. Ele se sente apto a realizar as duas funções. “Eu sei marcar e jogar também. Então, dependendo da proposta do jogo, eu posso fazer as duas funções tranquilamente”, ressalta.
Um dos jogadores mais regulares do Criciúma, Newton considera a atual como a melhor temporada dele como profissional. “É a melhor temporada da minha carreira, até então. Fico muito feliz. Quando eu recebi a proposta de vim pra cá, não pensei duas vezes e conquistei a confiança do professor e dos meus companheiros. Estou muito feliz aqui no Criciúma”, destaca.
O atleta prefere não pensar, ainda, na temporada de 2025: se fica ou deixa o Criciúma. Ele tem os direitos econômicos ligados ao Botafogo e está emprestado até o final do ano “Primeiramente, eu acho que a gente tem que pensar em um passo de cada vez. Tem que pensar primeiro nessa temporada, conseguir os objetivos do clube para depois pensar no próximo ano”, ressalta.
Pensamento é na vitória contra o Inter
O Tigre volta a campo apenas na terça-feira, dia 5, contra o Inter, em Porto Alegre. O Colorado está invicto a 11 partidas, mas Newton Junior acredita que o Criciúma pode vencer, sim, no Beira-Rio. “Com certeza. Quando a gente sai pra jogar, a gente sempre quer buscar pontos, então acho que a gente tem muita qualidade pra chegar lá e conquistar os três pontos, até mesmo um ponto”, pontua.
O primeiro objetivo do jogador é buscar a manutenção do Tigre na Série A. Mas também sonha com uma vaga na Sul-Americana de 2025. “A gente tem a nossa estratégia. Quando eu cheguei ao clube, soube que a primeira estratégia do clube era se manter na Série A, para o ano que vem, e buscar uma vaga na Sul-Americana. Então, eu estou aqui pra ajudar o clube a conquistar isso. A gente confia no nosso professor Tencati e também em todos os jogadores que aqui estão. Eu tenho certeza que a gente vai conseguir completar nossos objetivos na temporada”, diz.
O atleta admite que os jogadores ficaram chateados com o empate de sábado contra o São Paulo. “A gente está um pouco chateado, porque quando a gente entra para jogar, principalmente dentro de casa, a gente entra para conseguir os três pontos. Tomar o gol assim no final, é complicado, mas é futebol. A gente sabe como funciona. Agora é manter a cabeça erguida e focar no próximo jogo que é contra o Inter” , diz.
O atleta avalia a campanha atual do Tricolor Carvoeiro como boa. “Tivemos várias oportunidades de estar com mais pontos, mas a gente sabe como é o futebol brasileiro, sabe como o jogo como todos os jogos são difíceis. Então, avaliamos como uma posição boa na tabela”, ressalta.
O post Newton Júnior: o coringa de Tencati no Tigre apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.