Indústrias químicas da região se unem para criar plano em caso de sinistros

Indústrias químicas de cinco municípios do sul de Santa Catarina, juntamente com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, se reuniram para iniciar o Plano de Auxílio Mútuo Química (PAM Química) nesta quarta-feira, dia 18, na Anjo Tintas com o objetivo de colaboração de forma conjunta em caso de sinistro. São 12 empresas de Criciúma, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça e Siderópolis que aderiram ao projeto e estão se comprometendo em estar preparadas com equipamentos e pessoas a colaborar umas com as outras em situações críticas.

A iniciativa surgiu com base nos riscos que existem em empresas químicas e porque a região é um polo industrial do segmento. As empresas envolvidas são Anjo Tintas, Canguru Embalagens, Cristalcopo, Colorminas, Cyan, Esmalglass, Farben, Resicolor, Santhinner, Smalticeram, Torrecid e Unnicola, com possibilidade de entrar mais algumas no grupo. O Chefe da Seção de Instrução e Ensino do Corpo de Bombeiros, 3º Sargento Luiz Henrique Pereira da Silva, comentou que mesmo com a participação do poder público, esse tipo de iniciativa é importante porque as empresas privadas estão buscando se proteger, mesmo sendo concorrentes, e essa ajuda mútua, a solidariedade, a empatia resulta na proteção de pessoas e das estruturas. Ele acrescenta que o PAM Química vai colaborar muito com o trabalho do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil paralelamente na atuação dos profissionais dessas instituições.

O Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil de SC, 1º Sargento Laércio Pedroso, destacou que acredita que esse cooperativismo vai funcionar. “Ajuda mútua é novidade na região entre empresas privadas e gostei da iniciativa porque com a experiência que tenho em defesa civil sei que entre indústrias químicas é o que mais se enquadra essa colaboração porque sinistro sempre precisa de material e de pessoas”, ressalta.

O CEO da Anjo Tintas, Filipe Colombo, comenta que essa iniciativa mostra a união do setor na região. “A segurança é fundamental para proteger pessoas e para a continuidade das empresas e a parceria entre as indústrias para ajuda mútua pode amenizar problemas com possíveis sinistros”, conclui.

O post Indústrias químicas da região se unem para criar plano em caso de sinistros apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.