Estreia documentário que homenageia a identidade de Araranguá

Araranguá é muito mais do que belas paisagens. É sentimento, história e voz. Nesta segunda-feira, dia 23 de dezembro, estreou no YouTube, pelo canal da Performance Comunicação, o documentário Falas Araranguaenses, um projeto que revela a rica identidade linguística e cultural da Cidade das Avenidas. Realizado com recursos do edital da Lei Paulo Gustavo de Araranguá, o filme é uma celebração à diversidade de vozes que compõem o cotidiano da cidade, suas expressões autênticas e a dinâmica interação entre passado, presente e futuro.

A voz da cidade, a alma do povo
Araranguá fala de forma única. Está na esquina do boteco, no burburinho das praças, na sabedoria dos pescadores e na poesia de suas crianças. O documentário registra a riqueza dessas falas, os jargões e ditados populares que compõem o Araranguário, um verdadeiro dicionário de expressões típicas do escritor Ézio Camilo Rocha. São traços que formam a identidade cultural de Araranguá e que, com o passar do tempo e a influência das mídias sociais, correm o risco de se perder.

Histórias reais de pessoas comuns
Com duração de 30 minutos, o documentário apresenta os depoimentos de moradores de diferentes idades, gêneros, etnias e profissões que protagonizam as histórias reais de Araranguá. Entre os entrevistados estão Ézio Camilo Rocha, escritor do Araranguário; Ricardo Grechi, jornalista e editor do Jornaleco; João Medalha, cantor popular; Jorge do Plaza, garçom; Brás Osni Gonçalves, pescador; Hildo de Souza Santana, atleta; Ana Cláudia Silveira, agricultora; Professora Rosinete Rodrigues; e crianças da EEF Normélio José Emídio. Cada um deles compartilha sua experiência e visão do mundo, reforçando a pluralidade que define o jeito araranguaense de ser.

Temas que ressoam com a atualidade
O filme também aborda questões contemporâneas como ancestralidade, meio ambiente, cotidiano, conectando a história local ao cenário global. Tudo isso é apresentado de forma popular e acessível, reafirmando o compromisso do projeto com a inclusão e o pertencimento.

Bastidores de uma obra colaborativa
O projeto foi proposto pelo produtor audiovisual Robert Dias. Com direção-geral e roteiro de Saulo Pithan, o documentário é uma obra coletiva que conta com a participação de uma equipe talentosa:

• Robert Dias – Direção de fotografia
• Endryo Carvalho – Edição
• Fernanda Brandolt – Produção
• Rilari Dias dos Santos – Assistente de produção e áudio
• David Cardoso – Cinegrafista
• Carla Feyh – Produção executiva
• Sabrina de Lima – Coordenação de divulgação
• Jonatan Gonçalves – Designer
• Fernando Duan – Narração
• Janete Machado – Intérprete de Libras

Preservando a memória para o futuro
O Falas Araranguaenses é mais do que um documentário: é um registro histórico e cultural que celebra a alma de Araranguá. Uma cidade que, mesmo crescendo e se modernizando, nunca deixou de criar e recriar sua própria forma de se comunicar. Um convite à reflexão sobre a importância de preservar nossa identidade em tempos de transformações.

O post Estreia documentário que homenageia a identidade de Araranguá apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.