Juventude e vontade a serviço do crescimento de Treviso

Tiago Monte

Treviso

Com apenas 34 anos, Luciano Miotelli (MDB), é o prefeito mais jovem a ganhar as eleições de 2024, entre os municípios da Região Carbonífera. Mesmo com a pouca idade, ele já conta com uma grande experiência na política: vem de dois mandatos como vereador eleito da cidade, sendo presidente da Câmara por dois anos. Desta forma, Luciano pretende usar a juventude e a energia em prol do crescimento de Treviso. “Eu venho de dois mandatos como vereador.  Isso contribui muito, em virtude das relações que a gente vai criando ao longo da participação no meio político, que também é muito importante para que a gente possa angariar recursos e emendas para bons projetos junto ao governo do Estado, dentro das secretarias, e dos ministérios, em Brasília”, explica.

Luciano assegura que todos os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) tem um desafio em comum. “Nós temos em comum, os prefeitos da Amrec, o grande desafio de não tão somente alavancar suas cidades, mas, de uma forma geral, a nossa região também necessita de uma unanimidade em projetos que possam gerar o desenvolvimento da região no todo”, diz.

O futuro prefeito de Treviso usará a juventude com o propósito de desenvolver a prefeitura e o município no quesito de tecnologia. “O nosso propósito é aprimorar métodos de gestão que sejam contributivos e implementar algo novo e diferente. Por um momento, as mudanças geram um pouco de frio na barriga, de resistência de todo o corpo efetivo que tem dentro da gestão pública do nosso município. Já estive participando efetivamente no processo de transição de governo e implementando algumas pequenas mudanças. São novos experimentos que possam gerar um resultado melhor para o desenvolvimento da nossa cidade”, destaca.

Usando exemplos positivos como inspiração de governo

Luciano está atento às gestões das cidades vizinhas para implementar uma gestão efetiva.“Cabe destacar que as cidades vizinhas vêm implementando metodologias que geraram um diferencial e um aperfeiçoamento de gestão. São esses bons exemplos, naturalmente, que a gente vai visitar e copiar. Vamos implementar na nossa cidade para que a gente possa ter êxito nos propósitos de uma gestão de qualidade”, enfatiza.

O uso da tecnologia resultará em um enxugamento da máquina pública. Desta forma, Luciano terá mais recursos para usar em prol da população. “Nós vamos dar início a um governo de uma forma bastante enxuta, com a equipe reduzida de profissionais comissionados, até mesmo para a gente entender as necessidades. A gente está tendo conversas muito intensas com o corpo efetivo, trazendo para a entrega de trabalho para o nosso município”, comenta.

O jovem futuro-prefeito garante que reorganizará toda a prefeitura e vai diminuir secretarias. “Aos poucos, a gente vai entender as necessidades, além de fazermos uma reforma administrativa onde a gente vai reorganizar tudo, com o objetivo  de diminuir Secretarias, aprimorar as Autarquias e as Fundações para que a gente possa fazer uma gestão de entrega. O recurso público será aplicado naquilo que vai atender as pessoas de uma forma geral e não individualmente”, destaca.

Mais recursos para melhorar a saúde pública

Luciano construirá ações para aprimorar a saúde pública.“Coincidentemente estive numa reunião, hoje (segunda-feira) pela manhã, e a gente precisa construir ações e mecanismos que possam atender as pessoas de uma forma mais ágil. Então, esse enxugamento da máquina pública proporciona, naturalmente, um maior poder de investimento, onde nós teremos mais recursos no caixa,  que possam ser aplicados diretamente na atenção básica, nos processos que nós precisamos olhar com bastante carinho, que é o combate às doenças mentais, onde nós já temos relatórios de uma crescente muito rápida”, pontua.

O futuro prefeito demonstra preocupação com as doenças de origens mentais.“Nós precisamos desenvolver ações que possam combater a evolução da doença mental. São ações onde a gente faz o enxugamento da máquina, tem o recurso disponível para aplicar em mecanismos que possam atender o paciente, que chega na porta da unidade e precisa do atendimento”, diz.

Na Educação, Luciano focará na implementação de uma sala de informática para os alunos. Isso como forma de dar acesso à tecnologia para todos, inclusive nas escolas municipais. “Temos como meta, para o primeiro ano de mandato, a implementação de uma sala de informática, que nós ainda não temos na rede municipal. Assim poderemos dar condição às nossas crianças terem o acesso à tecnologia de uma forma geral”, ressalta.

O futuro prefeito também pretende resgatar a valorização da pátria e o orgulho cívico nas crianças. “Serão investimentos dentro das unidades escolares, fazendo com que as crianças possam ter a diversificação na questão do ensino.  Nós faremos algumas outras alterações e resgataremos a essência do conservadorismo. Nós somos uma cidade pequena, onde precisamos trabalhar, ainda, muito próximo da questão familiar. E também resgatar aquilo que tínhamos lá na minha época: idolatria à pátria. O respeito ao canto do hino nacional. São pequenas ações assim, em um primeiro momento, que a gente já pretende implementar”, explica.

O empreendedorismo também será incentivado nas escolas. “A gente precisa trazer o contraturno em maior expressividade, onde a gente possa trazer a educação financeira e o empreendedorismo, para a gente estimular os nossos jovens e crianças a seguirem em um mundo empreendedor. Despertar dentro das crianças uma visão diferenciada,  no qual possam investir e gerar desenvolvimento para a nossa cidade”, detalha.

O post Juventude e vontade a serviço do crescimento de Treviso apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.