Cemitério de Morro da Fumaça tem novo prazo para recadastramento de túmulos

O recadastramento dos túmulos no Cemitério Municipal São Roque, em Morro da Fumaça, teve início em novembro do ano passado e, mesmo com toda a divulgação, aproximadamente 260 das 998 sepulturas mapeadas não foram recadastradas. 

Com base nessa demanda, foi lançado um novo edital para quem ainda não fez o recadastramento. Os munícipes têm o novo prazo que se estende do dia 13 de janeiro até 12 de fevereiro para apresentar os documentos no Núcleo Administrativo dos Cemitérios, localizado no pavimento térreo do Edifício San Valentin, na Rua Inocente Pagnan, nº 21, para requerer o termo de cessão perpétua.

Neste segundo momento, a população será comunicada mais uma vez sobre este recadastramento. Em paralelo ao novo prazo, com base no levantamento dos túmulos que ainda não foram regularizados, a Administração Municipal irá disponibilizar uma lista no site (morrodafumaça.atende.net) com os nomes identificados nas lápides, para que estes compareçam ao Núcleo Administrativo para fazer a regularização. “Em última instância, os túmulos cujos responsáveis não forem localizados terão os restos mortais exumados e transferidos para o ossuário do próprio cemitério”, explica Natan Felipe Souza, responsável pelo processo de recadastramento dos túmulos.

O recadastramento é feito de forma gratuita e quem ainda não fez pode aproveitar a oportunidade e comparecer com os documentos solicitados. O processo de regularização é um trabalho executado pela municipalidade com o objetivo de implementar melhorias no local, como a localização dos túmulos, acessibilidade e outros serviços que são essenciais à população.

Quem já se recadastrou, mas não recebeu ainda o documento

As pessoas que já apresentaram a documentação necessária no primeiro edital para receber a cessão perpétua (termo de posse) devem aguardar a finalização de todo o processo de recadastramento do cemitério para então receber o documento. Souza explica que as pessoas que já encaminharam os papeis não precisam se preocupar. “Quem já levou os documentos não precisa fazer novamente; este novo edital é apenas para quem ainda não fez. Quem já solicitou a cessão deve aguardar a finalização do recadastramento para conseguir o documento”, explica.

Documentação necessária

Para regularizar o túmulo, o proprietário ou familiar do falecido deverá comparecer ao Núcleo Administrativo dos Cemitérios com os seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto;
  • Comprovante de endereço;
  • Certidão de óbito do falecido;
  • Documentos que comprovem a doação ou concessão do túmulo;
  • Informações sobre o número e quadra da sepultura ou lote.

Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo telefone (48) 3434-6100.

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