Indústria de Santa Catarina é a terceira que mais cresce no país

A produção industrial de Santa Catarina acumula uma elevação de 7,3% entre janeiro e novembro de 2024, tendo o terceiro maior crescimento entre os estados pesquisados e percentual maior do que o dobro da média nacional, de 3,2%. O estado catarinense ficou atrás apenas do Rio Grande do Norte, com 10,6%, e do Ceará, que soma 8,3%. Os dados pertencem à Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo IBGE na terça-feira, 14.

Alta

Com a alta de 7,3% no acumulado de 11 meses, a indústria catarinense consolidou-se mais uma vez como destaque no cenário nacional. O percentual ficou à frente de estados como Paraná (4,2%), São Paulo (3,4%), Minas Gerais (2,9%) e Rio de Janeiro (0,9%). Entre os 17 estados pesquisados – aqueles com participação relevante no setor –, apenas o Espírito Santo (-0,8%) apresentou retração no período.

Fabricação de máquinas, produtos de madeira e têxteis em crescimento

O percentual de 7,3% de crescimento entre janeiro e novembro de 2024 é resultado do avanço na indústria da transformação. Entre os segmentos, se destacam a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (16,1%), metalurgia (10%), confecção de artigos do vestuário e acessórios (9,4%) bem como a fabricação de produtos de madeira (9,1%). Conforme o IBGE, outros segmentos do setor industrial também registraram elevação no período, como a fabricação de produtos de borracha e de material plástico (7,6%), de produtos químicos (6,2%) e de produtos alimentícios (4,5%).

O post Indústria de Santa Catarina é a terceira que mais cresce no país apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.