Bombeiros atualizam números sobre as chuvas em Santa Catarina

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) segue atuando nas regiões atingidas pelas chuvas intensas. Entre a quinta e sexta-feira, foram atendidas 366 ocorrências em 27 municípios, com assistência prestada a 2.007 pessoas. As áreas mais afetadas continuam sendo as regiões da Grande Florianópolis e do Litoral Norte.

O maior volume de atendimentos foi registrado no litoral norte do Estado, nos municípios de Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema.

O CBMSC está atuando em diferentes frentes de ação. Ainda há atenção às ocorrências na região da Grande Florianópolis, onde apresenta grande volumes de chuva e os atendimentos estão concentrados em resgates de vítimas ilhadas, e desobstrução de vias, além de apoio aos outros órgãos.

Já na região de Balneário Camboriú, onde os volumes de chuva reduziram neste momento, o trabalho começa a ser focado na reabilitação da cidade, para que tão logo os cidadãos retomem a normalidade.

“Neste momento estamos trabalhando em duas situações, primeiramente concentrados no pronto-atendimento a população afetada, com todo o nosso efetivo empenhado nos resgates e salvamentos. Mas também já estamos mobilizados no apoio à recuperação das áreas afetadas, com nossos caminhões auto-tanque já encaminhados para apoio aos municípios afetados”, destacou o coronel Jefferson de Souza, SubComandante-Geral do CBMSC.

Caminhões Auto-Tanque

Para o trabalho de limpeza de ruas e apoio a recuperação das cidades foram empenhados 10 caminhões auto-tanque deslocados para os municípios de Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema e Itajaí. Essas viaturas auto-tanque reforçarão os atendimentos nos municípios atingidos, vindas de Itajaí, Brusque, Itapema, Tubarão, Blumenau e Criciúma.

Advertências Importantes à População

O CBMSC alerta para os riscos de acidentes e reforça a necessidade de atenção às seguintes situações:

Consertos de Telhados: Evitar subir em telhados danificados sem a devida segurança, pois quedas são frequentes em situações de emergência.

Fiação Elétrica Exposta: A água da chuva pode causar curto-circuitos e choques elétricos. Não toque em fios caídos ou estruturas metálicas próximas à rede elétrica.

Crateras e Bueiros: Evite caminhar ou dirigir em ruas alagadas. Buracos e bueiros podem estar escondidos pela água, representando um grave risco de queda.

Áreas de Encostas: Fique atento a sinais de deslizamento, como rachaduras no solo ou em paredes, inclinação de árvores ou postes e sons de estalos. Em caso de risco, saia imediatamente da área e entre em contato com as autoridades.

Números Gerais e Ocorrências

  • 366 ocorrências registradas deste evento de chuvas;
  • ⁠27 municípios atendidos;
  • 2.007 pessoas atendidas.

Recursos mobilizados:

  • 273 bombeiros militares e comunitários;
  • 80 viaturas;
  • ⁠42 embarcações.

Os atendimentos incluem resgates de pessoas ilhadas, desobstrução de vias, salvamentos, atendimentos pré-hospitalares, cortes de árvores, buscas em inundações e enxurradas, intervenções em pequenos deslizamentos, e limpeza de ruas e prédios públicos.

Destaques Regionais

Governador Celso Ramos: 700 funcionários foram resgatados de uma empresa às 22h, em Governador Celso Ramos. Para o resgate foi feita uma linha da vida para os funcionários pudessem se deslocar até um lugar seguro.

Em Florianópolis Na manhã desta sexta-feira, ocorreu o resgate de mãe e filho que estavam ilhados em um veículo no Campeche.

Destaque em Camboriú, uma gestante em trabalho de parto precisou ser resgatada após ficar ilhada sobre o teto de um veículo. A equipe do CBMSC realizou o resgate e providenciou o encaminhamento da paciente para atendimento médico, após o nascimento da criança. Trabalho também de resgate de animais.

Forças-Tarefa em Ação
Para atender à alta demanda, foram mobilizadas cinco Forças-Tarefa (FTs), oriundas de Itajaí, Blumenau, São José, Florianópolis e Balneário Camboriú.

CBMSC registra 01 óbito decorrente das chuvas

Na data de 17 de janeiro, foi encontrado o corpo de um senhor de 72 anos, cujas buscas iniciaram ainda na data de ontem. O homem estava desaparecido após não ter retornado de um rancho de pesca na Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, para sua residência. O corpo foi localizado ainda pela manhã, durante buscas realizadas pelo CBMSC, no costão da Praia de Caravelas.

O CBMSC reforça a importância de acompanhar os alertas da Defesa Civil e evitar deslocamentos desnecessários. Em caso de emergência, ligue 193.

O post Bombeiros atualizam números sobre as chuvas em Santa Catarina apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.