Nova diretoria da Acic realiza primeira reunião de trabalho

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) reuniu sua nova diretoria na noite dessa segunda-feira, 20, para a primeira reunião da gestão 2025-2027. Abrindo o encontro, o presidente Franke Hobold deu as boas-vindas aos diretores e projetou algumas ações que serão empreendidas ao longo do mandato.

“Agradecemos a disponibilidade e o compromisso de todos os diretores que aceitaram o desafio de integrar esta gestão. Embora a Acic seja reconhecida como a casa do empresário, sua atuação vai além: ela se estende para toda a comunidade. Nosso objetivo é construir, juntos, ações que impulsionem o desenvolvimento socioeconômico da nossa região”, enaltece o presidente da Acic.

A diretora executiva Maria Julita Volpato Gomes apresentou aos diretores a estrutura organizacional da entidade e os pilares do planejamento estratégico operacional, que têm como foco o fortalecimento do relacionamento com os associados, a atuação dos núcleos setoriais – que hoje envolvem mais de 400 empresas – e os projetos voltados à educação, cultura e gestão.

Entre os destaques apresentados, estão iniciativas como os Prêmios Acic de Matemática e Língua Portuguesa, além da atuação do Fórum de Entidades de Criciúma (Forcri) e da Câmara de Relações Institucionais (CRI). A diretora também mencionou o desenvolvimento de um novo plano de comunicação estratégica. Atualmente, a Acic conta com mais de 2,1 mil associados.

Definição de bandeiras e ações prioritárias

Durante o encontro, os novos diretores se apresentaram e discutiram as principais pautas da gestão. “Esta foi a nossa primeira reunião, e seguiremos aprofundando as discussões sobre as pautas e bandeiras prioritárias que a entidade se propõe a defender”, ressalta o presidente da Acic.

A educação, uma das bandeiras mais fortes da Acic ao longo das últimas décadas, seguirá como prioridade. “Daremos continuidade à pauta da educação, com a manutenção de projetos já consolidados, como o Prêmio Acic de Matemática, o Prêmio de Língua Portuguesa e o programa de aproximação entre escolas e empresas. No entanto, há uma questão que exige nossa atenção: o ensino profissionalizante. Precisamos envolver as instituições educacionais e o poder público para enfrentar o desafio da qualificação da mão de obra. Apesar de contarmos com boas escolas profissionalizantes, enfrentamos a dificuldade de encontrar profissionais dispostos a se qualificar”, destacou o presidente Franke Hobold.

Outra bandeira histórica da Acic, a infraestrutura regional, também permanece no foco estratégico, com atenção voltada para obras essenciais, como a triplicação da BR-101; a conclusão do Anel de Contorno Viário de Criciúma, da SC-442 (entre Cocal do Sul e Morro da Fumaça) e da BR-285; a duplicação da SC-445 (da BR-101 até Içara e de Içara a Criciúma); a extensão da Via Rápida até Balneário Rincão e as melhorias no Aeroporto Regional de Jaguaruna e no Porto de Imbituba.

Suporte às empresas

O suporte às empresas em diversas áreas da gestão, como o setor jurídico – especialmente diante das mudanças trazidas pela reforma tributária – também será uma prioridade. A internacionalização seguirá como uma bandeira estratégica, além do estímulo à realização de missões empresariais, tanto internacionais quanto regionais e estaduais.

Haverá ainda atenção especial às micro e pequenas empresas, fortalecendo a proximidade da entidade com esses empresários e ampliando sua atuação nos bairros de Criciúma.

Além disso, temas como segurança pública, defesa dos setores econômicos, redução dos custos logísticos e transição energética justa também estão entre as pautas prioritárias.

Próximas reuniões e posse festiva

Durante o encontro, foi definido o calendário de reuniões para o ano e iniciado o planejamento para a posse festiva da nova diretoria, prevista para março.

O post Nova diretoria da Acic realiza primeira reunião de trabalho apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.