Criciúma adere ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo

Neste ano, o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Programa, elaborado pelo Ministério da Educação, é uma política pública voltada para o enfrentamento de dois grandes desafios educacionais: o analfabetismo e a melhoria da qualidade da educação ofertada ao público jovem e adulto.

A iniciativa visa ampliar o número de adultos que retornam à sala de aula e garantir o direito à educação para todos, com foco na inclusão de pessoas que não tiveram acesso ou oportunidade de concluir o Ensino Fundamental em idade regular. Atualmente, a Rede Municipal de Criciúma realiza cerca de 700 matrículas para a Educação de Jovens e Adultos por ano.

O Pacto Nacional também prevê, entre outras ações, a formação continuada de professores e a ampliação do número de matrículas.”Essa iniciativa contribui para a construção de uma sociedade mais igualitária ao oferecer oportunidades de aprendizagem e capacitação a quem não teve acesso à educação na idade adequada”, relata a Secretária de Educação, Geovana Zanette.

EJA profissionalizante em Criciúma

A Secretaria Municipal de Educação oferta a Educação Para Jovens e Adultos (EJA) em três Unidades de Ensino da Rede Municipal, com aulas no período vespertino e noturno, destinadas aos estudantes que precisam concluir o Ensino Fundamental.

Os estudantes matriculados na EJA da Rede Municipal podem, ainda, escolher um curso profissionalizante gratuito que será realizado juntamente às aulas do Ensino Fundamental, com o objetivo ampliar as oportunidades de capacitação e colocação profissional.

A EJA da rede municipal de Criciúma oferta cursos profissionalizantes na área de solda, informática, instalações elétricas, vendas, estética, mecânica, padaria e confeitaria, entre outras. “Buscamos ofertar cursos para atender a demanda da região, justamente para contribuir com a formação educacional do estudante sem deixar de lado a qualificação profissional”, informa coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Joice Poerschke.

Matrículas

As matrículas para o primeiro semestre de 2025 para a Educação de Jovens e Adultos estão abertas e devem ser realizadas entrando em contato com uma das três Unidades de Ensino que ofertam a modalidade.
Para realização da matrícula, o estudante deve possuir no mínimo 15 anos e é necessário apresentar um documento pessoal com foto, comprovante de residência e histórico escolar. Os estudantes que possuírem menos de 18 anos devem realizar a matrícula acompanhados de um responsável.

Confira as Escolas Municipais que possuem aulas da EJA em Criciúma:

EMEB Profª Lili Coelho – (48) 3478-7895

EMEB Paulo Petruzzellis/Bairro da Juventude – (48) 3403-2718

EMEB Rubens de Arruda Ramos – (48) 3442-6490

O post Criciúma adere ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.