Motoristas ignoram lei e seguem circulando pela orla

Balneário Rincão
Edson Padoin
[email protected]

Em vigor desde o final do ano passado, o decreto que proíbe a circulação e o estacionamento de veículos na orla do Balneário Rincão continua sendo desrespeitado por motoristas que, ao ignorarem a norma, colocam em risco a segurança de banhistas e comprometem a tranquilidade do local.

A medida foi assinada pelo então prefeito Jairo Celoy Custódio e estabelece que, entre o período de 21 de outubro de 2024 e 31 de março de 2025, veículos automotores não podem transitar ou estacionar ao longo da orla do município, com exceção de alguns casos específicos. O decreto foi criado para garantir a segurança dos pedestres, preservar o meio ambiente e proporcionar um espaço de lazer mais seguro para a comunidade.

Regulamento

De acordo com o regulamento, apenas veículos relacionados à prática de esportes náuticos, como transporte de motos aquáticas, caiaques e pescadores, além de pessoas com deficiência física, têm permissão para transitar na área. No entanto, mesmo com as regras claramente estabelecidas e sinalizadas com placas indicativas nos pontos de acesso à orla, motoristas desrespeitam a proibição, o que tem gerado preocupação entre moradores e autoridades.

“É lamentável que, apesar da proibição de trânsito de veículos na orla do Balneário Rincão, ainda existam motoristas desrespeitando a regra”, diz um morador da região que preferiu não se identificar. “A medida foi adotada com o objetivo de preservar a segurança dos pedestres e garantir um espaço de lazer mais tranquilo para todos. Infelizmente, ainda encontramos pessoas que insistem em transitar pela área, o que prejudica a qualidade de vida da comunidade e o bem-estar de quem frequenta a região.”

Conscientização

O morador reforça que, embora as autoridades locais estejam trabalhando para coibir essas infrações, a conscientização da população é fundamental. “A orla deve ser um espaço para todos desfrutarem de forma segura e respeitosa,”conclui.

“Diversos veículos já foram autuados”

O Capitão Valdir Cristóvão de Oliveira Júnior, Comandante da 1ª Companhia do 29º Batalhão da Polícia Militar, que tem sido responsável pela aplicação da lei na região, também alerta para o risco que a presença irregular de veículos representa. “As abordagens na orla estão sendo realizadas desde meados de dezembro, em função do decreto municipal. O objetivo é garantir a segurança dos banhistas e prevenir que motoristas efetuem manobras perigosas ou transitem irregularmente,” afirma. “Até o presente momento, diversos veículos já foram autuados na orla, porém o trabalho da PM também é a orientação daqueles que permanecem com o veículo neste local.”

Colaboração

O capitão ressalta que, embora a fiscalização seja uma prioridade, a colaboração da população é essencial para garantir que a proibição seja respeitada. “Para a comunidade, orientamos que fiquem atentos à movimentação de veículos, principalmente àqueles que fazem manobras perigosas. Em caso de irregularidades, a PM pode ser acionada através do 190. Também recomendamos que as pessoas evitem transitar ou permanecer em locais de maior movimentação de veículos, ainda que autorizados.”

O comandante também explicou que existem três situações específicas em que é permitido o trânsito de veículos na orla: veículos transportando pessoas com necessidades especiais; pescadores devidamente identificados; veículos cujo condutor precise deixar ou retirar embarcações da água. O trabalho de fiscalização tem sido intensificado, mas a Polícia Militar destaca que a conscientização da população é igualmente importante.

O post Motoristas ignoram lei e seguem circulando pela orla apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.